Siga nossas redes

Oi, ta procurando o que?

Trilha Do MedoTrilha Do Medo

Cinema

“Diário de um Exorcista” | Historia real sobre exorcista brasileiro é adaptada para o cinema e literatura nacional

O cineasta e roteirista Renato Siqueira, 33, ao lado do escritor Luciano Milici, 38, adaptaram, simultaneamente, a história de “Diário de um Exorcista”, que narra a vida de um padre exorcista brasileiro, para o cinema e a literatura. “Após muita pesquisa e entrevistas, chegamos a uma narrativa que caberia tanto às letras quanto ao audiovisual”, comenta Siqueira que produziu o longa em parceria com a produtora Deus Ex Machina.

A história de vida de um padre exorcista brasileiro que enfrentou dezenas de casos de possessão demoníaca no País transformou-se em livro pelas mãos de Luciano Milici e Renato Siqueira que pesquisaram o contexto social e político da época do protagonista para apresentar ao leitor um cenário plausível. “A vida do padre e seu envolvimento pessoal com as entidades sobrenaturais desde a infância atravessam o tempo e passam pelas intensas mudanças do cotidiano interiorano dos anos 1950 e 1960”, diz Milici.

“Inspirado em fatos reais, “Diário de um Exorcista” narra a terrível história de Lucas Vidal (Renato Siqueira), um padre nascido no interior cujo início da adolescência foi marcado por uma terrível tragédia: o suicídio de seu pai. Teria essa horrível morte alguma ligação com o sobrenatural? Cercado por manifestações estranhas, a vida do jovem Lucas é milagrosamente direcionada ao sacerdócio. Quando adulto, em uma sinistra tarde de inverno, um antigo professor lhe apresenta a missão que sempre desejou, tornar-se assistente e aprendiz do mais famoso padre exorcista, Pedro Biaggio (Ewerton de Castro). O que Lucas jamais imaginaria é que esse convite o colocaria de frente ao maior inimigo de Deus: o próprio Diabo.”

O tema exorcismo já foi explorado no cinema nacional pelo icônico Zé do Caixão, em 1974, com o longa “Exorcismo Negro”. Mas  no caso tratava-se de uma obra fictícia e o rito explorado no filme tomava outros rumos. Diferente da versão para os cinemas de “Diário de um exorcista”, que é baseada na vida real. Já no campo literário, não há registros de livros nacionais sobre o tema, ficção ou não-ficção. Por esta razão, a dupla aposta na aceitação dos fãs brasileiros do gênero de terror.

Siqueira ressalta que há diferenças nas versões impressa e filmada da história: “Respeitando a biografia real, adaptei para o cinema o que era mais relevante e aterrorizante, trazendo para o presente fatos que se passaram há cinquenta ou sessenta anos”. Segundo o cineasta, a vida do padre e tudo o que foi coletado de informação daria uma trilogia. Já para o livro, foi possível detalhar um pouco mais. “O livro é uma mídia que permite uma carga maior de informações e verticalizações, já o filme é mais rico ao trazer em imagens aquilo que me esforcei para descrever junto com Renato”, acrescenta Milici.

“Diário de um Exorcista” | Historia real sobre exorcista brasileiro é adaptada para o cinema e literatura nacional

No filme o renomado ator Ewerton de Castro interpretou o Padre Pedro Biaggio, primeiro mentor do jovem protagonista. “Ewerton afastou-se temporariamente da dramaturgia assim que gravamos. Se ele não retornar, ´Diário de um exorcista´ terá sido seu último trabalho”, diz Siqueira.

Além de Ewerton também estão no elenco Renato Siqueira, Lisa Negri, Fábio Tomasini, Ruben Espinoza, Cibelle Martin, Edson Rocha, Olivia Camargo, Manoel Lima, Cibelle Martin, Chris Fernandes, Marcela Pignatari, Silvana Farina, Mari Nogueria, Celso Batista, Waldemar Dias, Adriano Arbol, Vynni Takahashi, Marco Minetto, Priscilla Avelar, Silmara Túrmina, Silvana Farina, Tales Jaloretto, Diego Andrade, Fábio Cadôr, Hélio Aguirra Laureano, Katiane Castro Reeves e grande elenco.

O livro terá seu lançamento pela Editora Évora, Selo Generale, mas você já pode comprar clicando aqui. Apesar de jovem, a editora tem grande experiência em livros técnicos e pioneirismo na ficção. Foi a primeira a lançar um livro sobre zumbis de autoria nacional, “Apocalipse Zumbi”, escrito pelo brasileiro Alexandre Callari, foi um sucesso e já está no segundo volume da saga. O trailer de “Apocalipse Zumbi 2 – Inferno na Terra”  produzido e dirigido por Renato Siqueira pode ser assistido clicando aqui.

 “A Évora publicou meu livro anterior ´A página perdida de Camões´ e gerou toda uma plataforma de conhecimento como site, trilha-sonora e trailer para o livro. Eles são ousados e costumam apostar nos autores nacionais. Atualmente realizo palestras e entrevistas sobre o tema Camões por conta disso” – Conta Luciano Milici sobre a editora.

O Livro será lançado no dia 23 novembro e o longa-metragem tem estreia prevista para o 1º semestre de 2014. “A produção cinematográfica possui efeitos especiais nunca vistos no Brasil”, diz Renato.

Site oficial http://www.diariodeumexorcista.com.br
Fanpage do filme https://www.facebook.com/DiarioDeUmExorcista

“Diário de um Exorcista” | Historia real sobre exorcista brasileiro é adaptada para o cinema e literatura nacional“Diário de um Exorcista” | Historia real sobre exorcista brasileiro é adaptada para o cinema e literatura nacional “Diário de um Exorcista” | Historia real sobre exorcista brasileiro é adaptada para o cinema e literatura nacional“Diário de um Exorcista” | Historia real sobre exorcista brasileiro é adaptada para o cinema e literatura nacional

O lançamento do livro vai acontecer neste fim de semana, 23 de Novembro na Saraiva MegaStore no Shopping Vila Olímpia, Rua Olimpíadas, 360 – Vila Olímpia / São Paulo – SP às 16hrs.

Clique para comentar

Eai, o que achou? Deixe um comentário...

Siga a Trilha

 

Podcast

Olha Isso Aqui Também!