Siga nossas redes

Oi, ta procurando o que?

Trilha Do MedoTrilha Do Medo

Cinema

13 filmes para assistir na Sexta-Feira 13

Por Diego Ramos


13 filmes para assistir na Sexta-Feira 13
Sexta-feira 13, dia de azar ou de sorte? Para muitos a sexta-feira 13 é considerada uma data de mau agouro, representando um dia de energias negativas e que coisas ruins e maléficas podem acontecer.

Em poucas culturas a data é celebrada com festa e animação, como acontece em algumas vilas de Portugal, que comemoram a data de maneira festiva.

Mas a comemoração da sexta-feira 13 está muito representada em outra cultura, bem mais universal do que a dos vilarejos lusitanos.

Os amantes de filmes de terror cultuam a data por conta do nascimento de Jason Vorhees, astro da série batizado com o dia do seu aniversário.

Jason, todavia, não é o único motivo que leva os fãs do gênero há celebrar esse dia, já que todo o misticismo e superstição envolvendo a data são um prato cheio para reunir os amigos e assistir um bom filme de terror.

Então, para ajudar na escolha do filme, ou filmes, do dia fatídico, selecionamos treze pérolas do horror que vão fazer a reunião de sexta-feira 13 ser realmente assustadora.

Bons sustos!

O Iluminado (The Shining, 1980)

O Iluminado (The Shining, 1980)

Uma das obras primas de Stanley Kubrick, o filme mesmo depois de mais de 30 anos continua assustando e encantando as novas gerações com seu terror psicológico. REDRUM! REDRUM!REDRUM!


O Exorcista (The Exorcist, 1973)O Exorcista (The Exorcist, 1973)

Presença indiscutível e inquestionável em qualquer lista dos melhores filmes de terror de todos os tempos, a obra prima foi a única do gênero a ser indicada ao Oscar de melhor filme.


Halloween – A Noite do Terror (Halloween, 1978)

Halloween – A Noite do Terror (Halloween, 1978)

Sem a mesma badalação de seus concorrentes, Jason Vorhees, e Freddy Krueger, Michael Myers exibe tanta eficiência quanto, exibida principalmente por conta da competência do diretor John Carpenter, especialista no gênero.


O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, 1974)O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre, 1974)

Conduzido por outro diretor especialista no gênero, Tobe Hooper, o filme quase independente virou sensação por conta de mais um mascarado sádico, dessa vez usando uma serra elétrica para retalhar suas vítimas.


Sexta Feira 13 – Parte 6: Jason Vive (Friday the 13th Part VI: Jason Lives, 1986)

Sexta Feira 13 – Parte 6: Jason Vive (Friday the 13th Part VI: Jason Lives, 1986)

Um pouco diferente dos outros filmes da série, a sexta parte teve um pouco de humor e ação inseridos no filme, gerando um retorno positivo da crítica, e também dos fãs que reagiram bem aos novos elementos.


Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984)

Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984)

Mais um grande gênio do terror dirigiu e roteirizou esse clássico. Wes Craven trouxe a tela um assassino que não ataca no mundo real como os outros. Freddy Krueger ficou eternizado também por seu visual único, com chapéu, rosto queimado e as inconfundíveis garras na luva.


Os Estranhos (The Strangers, 2008)

Os Estranhos (The Strangers, 2008)

Revisitando clássicos dos anos 1970, como Quadrilha de Sádicos, e Aniversário Macabro, a história do casal que é aterrorizado em uma cabana isolada por três estranhos parece clichê, mas é assustadora.


A Morte do Demônio (Evil Dead, 1981)

A Morte do Demônio (Evil Dead, 1981)

Antes de dirigir a trilogia do Homem – Aranha, Sam Raimi iniciou a carreira com esse clássico trash no qual jovens despertam um mal ancestral e tem de lidar com as consequências disso durante uma noite.


O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1968)

O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1968)

O vencedor do Oscar, Roman Polanski adaptou e dirigiu a história de uma mulher que fica grávida do Diabo. Apesar de simplório o roteiro traz tensão do começo ao fim, quando a mãe da à luz ao herdeiro maldito.


Colheita Maldita (Children of the Corn, 1984)

Colheita Maldita (Children of the Corn, 1984)

Baseado no conto homônimo do mestre dos livros de terror, Stephen King, a história aborda uma cidade que após a manifestação de uma força maligna faz com que as crianças dela matem todos os adultos, inclusive os que estiverem de passagem por ela.


Olhos Famintos (Jeepers Creepers, 2001)

Olhos Famintos (Jeepers Creepers, 2001)

Produzido por Francis Ford Coppola, a história apesar de meio clichê, consegue ser bem conduzida, levando a momentos de muita tensão. Dois irmãos se vêem perseguidos por um monstro em uma estrada deserta dos EUA, sem motivo aparente.


Sobrenatural (Insidious, 2011)

Sobrenatural (Insidious, 2011)

A boa produção do filme, dirigido por James Wan, faz a história não se tornar mais um filme de fantasmas, trazendo momentos realmente assustadores, principalmente na visita do personagem principal ao “além.”


Cubo (Cube, 1997)

Cubo (Cube, 1997)

Se Jogos Mortais tivesse uma versão mais elaborada e perspicaz, essa certamente seria ela. O enredo do filme, embora seja direto e sem muitas explicações, vai trazendo ao longo de sua duração toda a tensão e apreensão necessárias para um bom filme do gênero.


E aí gostaram?

E para vocês, qual é a lista ideal para uma sexta-feira 13?

Clique para comentar

Eai, o que achou? Deixe um comentário...

Siga a Trilha

 

Podcast

Olha Isso Aqui Também!