Cola na gente

Cinema

Cientistas descobrem por que as trilhas sonoras dos filmes de terror assustam

Cientistas descobrem por que as trilhas sonoras dos filmes de terror assustam

Você já se perguntou porque as músicas dos filmes de suspense e terror fazem o seu corpo tremer? Cientistas da Universidade da Califórnia resolveram desvendar esse mistério. De Psicose a Tubarão, eles descobriram que os sonoplastas misturam às músicas sons que imitam gritos de animais ou mulheres aterrorizados e sob pressão.

Para o estudo, o professor Daniel Blumsteisn e sua equipe analisaram 102 filmes que fizeram sucesso, desde longas de guerra e drama, até os de terror e aventura. O interesse deles era não somente nas trilhas sonoras, mas também nos efeitos especiais e gritos dos personagens. Além disso, os pesquisadores contaram com a ajuda de um compositor, Peter Kaye, da Universidade de Kingston, em Londres.

A análise desse repertório mostrou que os filmes de terror tinham mais gritos femininos, enquanto os de aventura tinham mais berros masculinos. Nos longas de terror também havia um número maior de mudanças bruscas de sons nas faixas musicais. Por outro lado, os filmes dramáticos apresentavam menos gritos e menos mudanças abruptas no som do que qualquer outro gênero de filmes.

Os pesquisadores concluíram, então, que o uso de sons não-lineares, aqueles que usam notas distorcidas e que são amplificadas à medida que a trama avança, não é por acaso. Eles são usados para elevar o impacto emocional das cenas.

“A não-lineariedade geralmente é produzida quando animais estão sob pressão, como os gritos de medo que eles produzem quando estão sendo atacados por predadores”, afirmou Daniel Blumsteisn. “Nos mamíferos e possivelmente nos pássaros, quando você empurra uma grande quantidade de ar pela laringe você produz sons não-lineares e isso pode ser interpretado como um sinal de medo”, acrescentou o pesquisador.

Fonte: https://veja.abril.com.br/entretenimento/cientistas-descobrem-por-que-as-trilhas-sonoras-dos-filmes-de-terror-assustam/

Advertisement
Clique para comentar

Cinema

Mulher é perseguida por maníaco sequestrador em thriller de tirar o fôlego

“Alone” é um suspense de perseguição e sobrevivência dirigido por John Hyams e estralado por Jules Willcox e Marc Menchaca. A trama gira em torno de uma viúva em luto, que está apenas tentando recomeçar sua vida, mas durante sua mudança, ela cruza o caminho de um homem misterioso (Menchaca) que começa a persegui-la e ela precisa encontrar uma maneira de escapar desse maníaco.

O longa estreia nos cinemas dos EUA e em VOD no dia 18 de setembro.

Continue Lendo

Cinema

“O Diabo de Cada Dia” – Crítica e Diferenças do Livro | Filme da Netflix

Dessa vez falamos sobre o filme “O Diabo de Cada Dia” da Netflix que é uma adaptação do livro “O Mal Nosso De Cada Dia” lançado pela Darkside Books, junto com a Fada do Terror Analu Tortella do canal Terror de Quinta.

No vídeo abaixo a metade é sem spoiler e a outra metade com spoiler pra agradar geral. Comentamos os pontos positivos e negativos do filme e também as diferenças do livro para o filme:

Vai lá e comente o que você achou do filme e aproveite para se inscrever no nosso canal!

 

Continue Lendo

Trilha do Medo no Facebook

As Melhores Trilhas Sonoras de filmes de Terror

Ouça nossa playlist de filmes de terror / séries no Spotify com um montão de trilhas sonoras:

Hype do momento