Para adiar sua execução, um grupo de mulheres acusadas de bruxaria se oferece para realizar um Sabbath para o inquisidor.
“Silenciadas” (Akelarre) estreia em 11 de março na Netflix. Clique aqui para colocar o filme na sua lista e assistir no lançamento.
País Basco (norte da Espanha), 1609. Em uma terra cheia de lendas pagãs e tradições antigas, o juiz Rostegui pertencente à Inquisição Espanhola é escolhido pelo rei Felipe III para ser enviado com um notário e um grupo de soldados para purificar toda a região, viajando de cidade em cidade para queimar qualquer mulher que desse sinais de ser uma bruxa. Obcecado em revelar os segredos do infame Sabá (festa onde as bruxas fazem um ritual não apenas para invocar o Diabo, mas para prometer lealdade e acasalar com ele). Rostegui chega a uma vila costeira sem nome e sem homens onde cinco garotas de 20 anos acabam sendo presas: Ana, Olaia, María, Maider e a ainda adolescente Katalin. Não sabendo o motivo da prisão, as meninas são submetidas a um duro interrogatório e torturas para obter a confissão de que são bruxas. Assustada Ana tenta convencer as outras a inventar o Sabá para Rostegui, contando o máximo de detalhe possível, esperando que seus pais voltem a tempo. Misturando antigas tradições bascas e canções populares, elas usarão toda a imaginação para salvar suas vidas.
O longa foi indicado a nove prêmios Goya, incluindo Melhor Atriz (Amaia Aberasturi).
No elenco Alex Brendemühl, Amaia Aberasturi, Daniel Fanego, Garazi Urkola, Yune Nogueiras, Jone Laspiur, Irati Saez de Urabain e Lorea Ibarra.