O Planeta Terra precisa de ajuda. E só Gaia poderá salvá-lo.
A série Tarã traz uma aventura fantasiosa sobre a lenda de um povo que vive na Floresta Amazônica, retratando sua história, profecia e o legado de cuidado com a natureza.
Na história, o planeta Terra está passando por sérios desafios ambientais e somente Gaia (vivida pela atriz indígena Ywyzar Guajajara) – ao lado de sua mãe, Ylla (vivida por Xuxa) e seus amigos –, pode salvar a humanidade da extinção.
Gaia terá que, no momento certo, levar um amuleto a um local sagrado na Amazônia, onde na antiguidade se formou um portal mágico. Atualmente, o lugar é guardado pelo povo das 9 Luas, uma comunidade tradicional da qual Gaia é descendente por parte de pai.
Para atingir seu objetivo, Gaia precisa entender melhor a própria história com ajuda da mãe Ylla, sua avó Kirina – a líder deste povo – e de outras guerreiras locais, para então, se preparar e enfrentar um ambicioso fazendeiro que lucra às custas da natureza.
Já Ylla/Xuxa, além de ajudar a filha em sua jornada, é uma farmacêutica bem-sucedida do Rio de Janeiro, que ao embarcar nesta viagem com Gaia, descobrirá vivências e revelações antigas que darão um novo sentido à sua vida.
Além de Xuxa Meneghel e Ywyzar Guajajara, a série traz nomes bem conhecidos do público brasileiro. A apresentadora e atriz Angélica viverá Niara e a cantora Fafá de Belém, Mandrágora.
O elenco ainda tem Lana Guelero (como a avó Kirina), Igor Pedroso (Onirê), Bukassa Kabengele (Bruk), Pedro Goifman (Kauê), Bruno Garcia (JM), Gleici Damasceno (Guerreira Mayu), entre outros.
Tarã faz parte dos conteúdos Disney+ Original Productions e é uma criação de Anna Lee, que assina o roteiro ao lado de Morgana Kretzmann e Bárbara Velloso, com assessoria da indígena Renata Tupinambá.
Fernando Zuccolotto é o diretor de arte, responsável por criar uma aldeia cenográfica construída no sul do Acre, aproveitando materiais e técnicas locais e contando com os conhecimentos de uma equipe da Aldeia Puynawa. A trilha sonora é da Loud+, com a colaboração da compositora indígena Djuena Tikuna.
Para fundamentar o tema da trama, Tarã conta com pesquisadores locais, entre eles o documentarista e produtor local Sérgio de Carvalho, e Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor, para que a produção seja fiel à grandiosidade da Floresta Amazônica e seus povos originários.