Depois que ‘Hereditário’ trouxe vários simbolismos reais de uma seita, nós precisávamos pesquisar sobre o novo filme do diretor Ari Aster, e saber a história verdadeira de Midsommar da Suécia, se é próximo das bizarrices que vimos em sua obra perturbadora.
(SPOILERS por toda parte)
Pra começar o ‘Midsommar‘ ou ‘Midsummer‘, significa “solstício de verão”, celebração do meio do verão e é um dos principais feriados suecos. Acredita-se que o solstício é comemorado desde a idade da pedra, uma celebração pagã que a igreja cristã adaptou a seus modos para não precisar elimina-la (como sempre). Nossas famosas festas juninas acontecem na mesma época.
O “midsummer” acontece entre 19 e 25 de junho, próximo do dia mais longo do ano, são quase 18 horas. Muita dança, comilança, muita bebida alcoólica, música e resumidamente é isso. Mas claro que tem um porque disso tudo. As celebrações são realizadas para dar boas-vindas ao verão e à estação da fertilidade.
As principais celebrações acontecem na sexta-feira, e os eventos tradicionais incluem danças em torno do mastro (majstång ou midsommarstång) coberto por folhas e flores que simboliza a fertilidade.
Famílias, jovens e turistas entram na dança usando coroas feitas de galhos e flores. Uma das canções mais populares fala sobre rãs:
“Små grodorna, små grodorna är lustiga att se.
Ej öron, ej öron, ej svansar hava de
Kou ack ack ack, kou ack ack ack,
kou ack ack ack ack kaa.”
“The little frogs, the little frogs are funny to observe.
No ears, no ears, no tails do they possess.
Kou ack ack ack, kou ack ack ack,
kou ack ack ack ack kaa.”
“Os sapinhos, os sapinhos são engraçados de se observar.
Sem ouvidos, sem ouvidos, sem cauda eles possuem.
Kou ack ack ack, kou ack ack ack,
kou ack ack ack ack kaa.”
Achei no mínimo sinistra essa musiquinha aí.
Sobre a coroa de flores, acredita-se que elas seguram a potência da magia nesse dia em que aumenta qualquer tipo de magia, e elas podem trazer boa sorte e saúde. Existe uma espécie de mito que se a pessoa pegar sete tipos de flores silvestres recém-colhidas e as colocar embaixo do travesseiro, ela irá sonhar com seu futuro amor durante a noite. Já sabemos que saiu deste mito a ideia de Ari criar aquela simpatia nojenta para conquistar o amor, usando os pelos pubianos e o sangue da menstruação da garota (ekaaa).
Existiam sacrifícios durante as comemorações do solstício de verão?
Não, não existe nada registrado sobre sacrifícios, pelo que parece Ari Aster usou a temática das festividades sueca e inseriu alguns rituais pagãos de outras histórias. Existia sacrifícios na Alemanha, fogueiras eram usadas para sacrifícios humanos durante o solstício da Deusa Sol Saule.
Runas Antigas e Sexo em Grupo?
O site Esquire entrou em contato com um jornalista e autor sueco Po Tidholm, que escreveu um livro sobre tradições suecas. E ele foi questionado se existia alguma ligação com runas antigas, já que o filme ‘Midsommar‘ é cheio de simbolismos com diversas runas e a história depende fortemente dessa linguagem: “Que eu saiba, nunca houve runas associadas às festividades de verão da Suécia.”
E sobre a cena em que Christian é drogado e “forçado” a transar com uma jovem na frente de várias mulheres nuas, com o intuito de trazer genes externos e evitar mais incesto na comunidade, é simplesmente uma representação mais bizarra de que durante a comemoração, os jovens passam horas bebendo e no fim do longo dia eles acabam fazendo sexo (talvez) com quem não devia, mas muitos adolescentes escolhem essa data para perder a virgindade.
Bom, agora você já sabe que as festividades na Suécia não tem perigo, o máximo é você ter uma overdose e acordar na cama de algum estranho. Se houver algum tipo de sacrifício com certeza você está no rolê errado amigo. Então tome muito cuidado para onde vocês vão viajar durante o solstício de verão.
Gostaram da notícia? Então compartilhe com geral e nos ajude a crescer mais e mais. Ah e segue nosso instagram @trilhadomedo