Cola na gente

Cinema

Saiba como é o verdadeiro ‘Midsommar’ na Suécia

Depois que ‘Hereditário’ trouxe vários simbolismos reais de uma seita, nós precisávamos pesquisar sobre o novo filme do diretor Ari Aster, e saber a história verdadeira de Midsommar da Suécia, se é próximo das bizarrices que vimos em sua obra perturbadora.

(SPOILERS por toda parte)

Pra começar o ‘Midsommar‘ ou ‘Midsummer‘, significa “solstício de verão”, celebração do meio do verão e é um dos principais feriados suecos. Acredita-se que o solstício é comemorado desde a idade da pedra, uma celebração pagã que a igreja cristã adaptou a seus modos para não precisar elimina-la (como sempre). Nossas famosas festas juninas acontecem na mesma época.

O “midsummer” acontece entre 19 e 25 de junho, próximo do dia mais longo do ano, são quase 18 horas. Muita dança, comilança, muita bebida alcoólica, música e resumidamente é isso. Mas claro que tem um porque disso tudo. As celebrações são realizadas para dar boas-vindas ao verão e à estação da fertilidade.

As principais celebrações acontecem na sexta-feira, e os eventos tradicionais incluem danças em torno do mastro (majstång ou midsommarstång) coberto por folhas e flores que simboliza a fertilidade.

Famílias, jovens e turistas entram na dança usando coroas feitas de galhos e flores. Uma das canções mais populares fala sobre rãs:

“Små grodorna, små grodorna är lustiga att se.
Ej öron, ej öron, ej svansar hava de
Kou ack ack ack, kou ack ack ack,
kou ack ack ack ack kaa.”

“The little frogs, the little frogs are funny to observe.
No ears, no ears, no tails do they possess.
Kou ack ack ack, kou ack ack ack,
kou ack ack ack ack kaa.”

“Os sapinhos, os sapinhos são engraçados de se observar.
Sem ouvidos, sem ouvidos, sem cauda eles possuem.
Kou ack ack ack, kou ack ack ack,
kou ack ack ack ack kaa.”

Achei no mínimo sinistra essa musiquinha aí.

Sobre a coroa de flores, acredita-se que elas seguram a potência da magia nesse dia em que aumenta qualquer tipo de magia, e elas podem trazer boa sorte e saúde. Existe uma espécie de mito que se a pessoa pegar sete tipos de flores silvestres recém-colhidas e as colocar embaixo do travesseiro, ela irá sonhar com seu futuro amor durante a noite. Já sabemos que saiu deste mito a ideia de Ari criar aquela simpatia nojenta para conquistar o amor, usando os pelos pubianos e o sangue da menstruação da garota (ekaaa).

Existiam sacrifícios durante as comemorações do solstício de verão?

Não, não existe nada registrado sobre sacrifícios, pelo que parece Ari Aster usou a temática das festividades sueca e inseriu alguns rituais pagãos de outras histórias. Existia sacrifícios na Alemanha, fogueiras eram usadas para sacrifícios humanos durante o solstício da Deusa Sol Saule.

Runas Antigas e Sexo em Grupo?

O site Esquire entrou em contato com um jornalista e autor sueco Po Tidholm, que escreveu um livro sobre tradições suecas. E ele foi questionado se existia alguma ligação com runas antigas, já que o filme ‘Midsommar‘ é cheio de simbolismos com diversas runas e a história depende fortemente dessa linguagem: “Que eu saiba, nunca houve runas associadas às festividades de verão da Suécia.”

E sobre a cena em que Christian é drogado e “forçado” a transar com uma jovem na frente de várias mulheres nuas, com o intuito de trazer genes externos e evitar mais incesto na comunidade, é simplesmente uma representação mais bizarra de que durante a comemoração, os jovens passam horas bebendo e no fim do longo dia eles acabam fazendo sexo (talvez) com quem não devia, mas muitos adolescentes escolhem essa data para perder a virgindade.

Bom, agora você já sabe que as festividades na Suécia não tem perigo, o máximo é você ter uma overdose e acordar na cama de algum estranho. Se houver algum tipo de sacrifício com certeza você está no rolê errado amigo. Então tome muito cuidado para onde vocês vão viajar durante o solstício de verão.

Gostaram da notícia? Então compartilhe com geral e nos ajude a crescer mais e mais. Ah e segue nosso instagram @trilhadomedo

Cinema

Últimas notícias, próximos filmes de terror, pôsteres e trailers novos

Não acompanhou as últimas notícias? Aqui vamos comentar os últimos cartazes dos filmes que foram divulgados, assim de quebra você já fica sabendo de algumas novidades:

Cascavel

A Netflix está lançando diversos filmes de terror este mês de outubro para o Halloween, e um deles é ‘Cascavel’ que estreia no dia 25 de outubro. Assista ao trailer e saiba mais aqui.

Cascavel

 

Tell me a Story

A CBS trouxe os contos de fadas de uma maneira nunca contada, ‘Tell Me a Story’ estreia sua segunda temporada em dezembro.

Tell Me A Story

 

Doutor Sono

A sequência de ‘O Iluminado’ chega no dia 7 de novembro nos cinemas do Brasil. Assista ao trailer aqui e saiba mais.

Doutor Sono

 

Doutor Sono

 

Contato Visceral

Filme de terror estrelado por Armie Hammer (Me Chame Pelo Seu Nome), Dakota Johnson (Suspiria) e Zazie Beetz (Coringa), chega na Netflix dia 18 de outubro. Assista ao trailer aqui.

Contato Visceral

Trick

Para quem gosta de filmes com a temática de Halloween, ‘Trick’ promete muitas travessuras de um assassino fantasiado e sua faca especial.

Trick

 

Hunter’s Moon

Uma reviravolta alá Agatha Christie, que se transforma em uma corrida repleta de ação pela sobrevivência quando o assassino é revelado. No elenco Colm Feore, Holly Deveaux, Ari Millen.

 

Hunter’s Moon

 

Dementer

Depois de fugir de um culto, uma mulher tenta mudar sua vida aceitando um emprego em uma casa para adultos com necessidades especiais, apenas para descobrir que ela deve enfrentar seu passado sombrio para salvar uma garota com síndrome de down.

Dementer

 

Pássaro do Oriente

Do diretor Wash Westmoreland (Colette), é um suspense perturbador e de atmosfera tensa, ambientado em Tóquio, em 1989. O filme segue Lucy Fly (Alicia Vikander), uma expatriada misteriosa assombrada por um passado doloroso, que começa um relacionamento intenso com Teiji (Naoki Kobayashi), um fotógrafo local também problemático. A fachada imperturbável de Lucy começa a desmoronar quando uma recém-chegada, Lily Bridges (Riley Keough), se envolve com a vida do casal e acaba desaparecida, possivelmente morta.

Pássaro do Oriente

 

Daybreak

Como é viver no apocalipse? É bem diferente do que você imagina. Encontre sua tribo, saque sua espada e se prepare para acabar com alguns Ghoulies. ‘Daybreak’ estreia na Netflix em 24 de outubro.

DayBreak

 

Os Órfãos

Filme de terror baseado na obra ‘A Volta do Parafuso’, estreia em 27 de fevereiro de 2020. Assista ao trailer aqui e saiba mais.

 

The End of the F***ing World 2

Segunda temporada da série de televisão britânica absurdista dramática de humor negro, baseada na série de quadrinhos ‘The End of the Fucking World’ de Charles S. Forsman.

 

The End Of The Fucking World

 

O Grito

Uma maldição nasce em uma casa após uma pessoa morrer de forma terrível. A entidade maligna não perdoa ninguém, fazendo diversas vítimas e passando a maldição adiante. O reboot de ‘O Grito’ estreia dia 16 de janeiro de 2020.

O Grito

 

Agora você tem diversas novidades para papear no bar com os amigos cinéfilos e para não perder o ritmo, acesse a Trilha do Medo todos os dias. Siga nosso instagram @trilhadomedo e acompanhe as novidades diárias.

Continue Lendo

Cinema

[Trailer] Para salvar sua filha ela precisa de uma alma

O tempo não espera por ninguém.

‘Cascavel’ é mais um filme de terror que estreia no mês do Halloween. Roteiro e direção de Zak Hilditch (1922). Estrelado por Theo Rossi e Emma Greenwell. Produção de Ross Dinerstein (1922).

Uma mãe (Carmen Ejogo) tem de cometer um ato abominável como retribuição a uma misteriosa desconhecida que salvou sua filha (Apollonia Pratt) depois da picada de uma cobra mortal. 

Assista ao trailer:

‘Cascavel’ estreia dia 25 de outubro.

Continue Lendo

Cinema

Finn Wolfhard no filme de terror ‘Os Órfãos’

A Universal Pictures liberou o primeiro trailer de ‘Os Órfãos’, produzido por Steven Spielberg, uma adaptação dos anos 90 do clássico romance de Henry James, ‘The Turn of the Screw’ (A Volta do Parafuso), que também será base para a segunda temporada de ‘A Maldição da Residência Hill’.

Uma jovem mulher (Mackenzie Davis) contratada como babá para dois órfãos está convencida de que a mansão em que vivem é assombrada. Finn Wolfhard e Brooklynn Prince interpretam os jovens órfãos que parecem fazer parte do tormento infligido à sua nova babá.

Floria Sigismondi dirigiu o filme com Jade Bartlett escrevendo a adaptação mais recente do roteiro original de Chad e Carey Hayes (Invocação do Mal 2). Scott Bernstein e Roy Lee estão produzindo, com a produção executiva de Spielberg.

‘Os Órfãos’ tem estreia prevista para o dia 27 de fevereiro de 2020.

Finn Wolfhard, Mackenzie Davis, Brooklynn Prince

Continue Lendo
Advertisement

Hype do momento