Uma chave pode ter simbolismos extremamente fortes em diversas histórias. Elas representam a resolução para um mistério, abrem portais mágicos, ou lugares que nunca deveriam ter sido abertos.
Em 1995, Frank Oz, diretor de ‘O Cristal Encantado’ encantou uma geração com o filme ‘A Chave Mágica’, o roteiro de Melissa Mathison mostrou um garoto que dava vida aos seus brinquedos com ela. E claro que a geração dos anos 90 foi a loucura e sempre sonhou em ter uma chave com poderes mágicos.
E um ano depois foi publicado o primeiro mangá ‘Cardcaptor Sakura’, ganhando um anime em 2000 que foi exibido no canal Cartoon Network como ‘Sakura Card Captors’. A Chave Clow, guardava os poderes para invocar os poderes das Cartas Clow, e Sakura tinha todo um ritual para transformar sua chave em um bastão, assista:
Bateu uma nostalgia aí? Porque aqui rolou até uma vontade de rever o anime.
E se você acha que só tem chave mágica com coisas maravilhosas para ver e descobrir através delas, você com certeza não assistiu ‘A Chave Mestra’ de 2005. Do diretor Iain Softley e roteiro de Ehren Kruger que tinha escrito o remake americano ‘O Chamado’ três anos antes. Sofremos juntos com a atriz Kate Hudson e todo o mistério que rondava aquele casarão de Nova Orleans no meio de um pântano, e para ajudar havia um cômodo que vivia trancado e a enfermeira Caroline Ellis (Hudson) morria de curiosidade de saber quais segredos aquele quarto escondia, mas nem a chave mestra destrancava aqueles segredos. Outro filme de terror que tivemos com uma ligeira importância à chave é ‘Sobrenatural: A Última Chave’, onde um demônio tem chaves no lugar dos dedos, e durante um ataque ele consegue trancar a voz de uma das personagens, enfiando a chave em seu pescoço. Tenso!
O stop motion ‘Coraline’ da produtora Laika chegou em 2009 nas telonas do Brasil, mas a obra de Neil Gaiman que inspirou o filme teve sua publicação em 2002. Uma animação cheia de momentos aterrorizantes, Coraline encontra uma portinha em sua nova casa, mas claro, ela está trancada e sua chave tem o formato de um botão, quando sua mãe abre pela primeira vez ela descobre uma parede de tijolos e fica decepcionada, porém durante a noite Coraline descobre um portal para uma dimensão totalmente diferente onde seus pais são mais legais e ao invés de olhos, todos os seres possuem botões. Bizarro pra caramba, não?
‘O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos’ chegou nos cinemas em 2018 e já está disponível no serviço de streaming Prime Video. Aqui temos a chave como a solução de um mistério. A chave se torna a busca da jovem Clara que deseja abrir o presente póstumo que sua mãe deixou. Ela vai parar em um mundo mágico na busca pela chave.
São diversas histórias em que as chaves tem grande importância nos enredos e nos prendendo durante a busca para “abrir” os mistérios. E agora é a vez da Netflix explorar o poder de chaves poderosas com a série ‘Locke & Key’ que estreia dia 7 de fevereiro.
Deu pra sentir a força de uma chave em uma história, não? Esta é uma adaptação dos quadrinhos de Joe Hill, filho de Stephen King e ilustração do artista Gabriel Rodríguez. No elenco temos o ator Jackson Robert Scott que interpretou o pequeno Georgie no filme ‘It – A Coisa’.