O que aparentava ser um misto de ‘Black Mirror’ e ‘The Good Place’ – realmente foi confirmado.
O serviço de streaming Prime Video vem lançando muitas séries originais e no dia 1º de maio ‘Upload’ estreou na plataforma com seus 10 episódios, criada por Greg Daniels, responsável por ‘Parks & Recreation’ e também alguns episódios de ‘The Office’ e ‘Os Simpsons’.
Uma ficção científica com bastante humor e uma pitada de drama é o que você pode esperar de ‘Upload’. O ator Robbie Amell (Code 8: Renegados) interpreta o jovem Nathan Brown que morre com seus 27 anos e sua consciência é carregada para uma realidade virtual onde será seu eterno paraíso.
“Em 2033, pessoas que estão próximas da morte podem fazer o “upload” em hotéis de realidade virtual de 6 empresas. Nora, mora no Brooklyn e trabalha com atendimento ao cliente para “Lakeview”, empresa de pós-vida digital. Quando Nathan, um programador playboy, sofre um acidente de carro, sua namorada faz o “upload” dele no mundo virtual de Nora.”
O piloto introduz bem os personagens e deixa bem claro que ‘Upload’ é uma série de comédia onde o playboy é o tipo de cara que canta todas as mulheres e tem piadas bem ruins, sua namorada Ingrid é a loira, rica que só pensa em status e quer atenção das pessoas, e Nora a inteligente que começa a ter sentimentos pelo mocinho, mas tudo indica que são personagens que vão evoluindo conforme a trama se desenvolve.
O ponto alto da série fica mesmo com a premissa e a ideia de um paraíso artificial. Queremos saber como funciona este mundo após a morte, o que é possível e quais são as limitações, como por exemplo, as pessoas sentem fome e para se alimentar o hotel disponibiliza no quarto de cada pessoa um mini frigobar com opções de bebidas, snacks, fast foods, cafés, e tudo isso apenas deslizando sua mão como em um aplicativo, mas você precisa pagar ou ter um plano VIP onde alguém vivo fique responsável pelas dívidas, e a opção de se alimentar de graça é aproveitando o super café da manhã do hotel que funciona até as 10h da manhã. Os efeitos especiais são bons e deixa a série com um visual interessante, já que se passa no ano de 2033 e podemos sentir que não é tão futurista, mas também não é algo atual.
O piloto de ‘Upload’ termina com um mistério envolvendo o personagem principal e consegue causar a curiosidade necessária para fazer o telespectador partir para o segundo episódio. Lembrando que o primeiro episódio tem aproximadamente 50 minutos de duração, mas os episódios seguintes são de 20 e poucos minutos cada.
Se você curtiu a ideia do episódio ‘San Junipero’ da terceira temporada de Black Mirror e a série ‘The Good Place’ provavelmente ‘Upload’ pode te chamar bastante atenção. O que achamos mais interessante comparando as ideias de ambas as séries, é a interação dos vivos com os mortos e como funciona esse paraíso artificial na criação de Daniels, dando mais ferramentas para serem exploradas durante a trama e não perdendo a força como em ‘The Good Place’, quando não havia mais o que se contar sobre o tal “bom lugar”. Mas deixando claro que amamos acompanhar a vida após a morte de Eleanor e seus amigos.
‘Upload’ é uma série para maiores de 16 anos por conter algumas cenas de nudez, que não são tão apelativas e uma linguagem mais adulta. Todos os episódios estão disponível no Prime Video, só clicar aqui.