Curiosidades de “Nós” de Jordan Peele, estrelado por Lupita Nyong’o, Winston Duke e Elisabeth Moss, que aborda uma família confrontada por um grupo de doppelgängers.
Lupita Nyong’o baseou a voz de Red em Robert F. Kennedy Jr., especificamente a disfonia espasmódica da qual ele sofre.
O versículo da Bíblia que aparece continuamente no filme (Jeremias 11:11) diz: “Portanto, assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre eles, dos quais não poderão escapar; e, ainda que clamem a mim, Não lhes darei ouvidos”.
Assim como em “Os Garotos Perdidos (1987)”, várias cenas importantes acontecem no calçadão da praia de Santa Cruz. Isso é até mencionado quando a mãe de Adelaide (Anna Diop) diz: “Você sabe, eles estão filmando um filme ali no carrossel”.
Os cineastas não tiveram muito trabalho ao filmar no calçadão da praia de Santa Cruz, já que muitos jogos e brinquedos são originais desde a década de 1910. Além disso, de fato, existe um sistema de túneis subterrâneos sob o lugar, embora seja usado principalmente para armazenamento e abrigo em caso de emergência.
Imagens de arquivo da socialite Nicole Richie, de quando ela tinha 5 anos, aparecem no comercial Hands Across America no início do filme.
Os personagens de Duke Nicholson se chama Danny, e Jordan Peele lhe disse para interpretar o papel como Lloyd, o barman de O Iluminado (1980), sem perceber na época que ele era neto de Jack Nicholson.
Ironicamente, o nome da assistente virtual dos Tyler, Ophelia, vem do grego “ophéleia”, que significa “ajuda”.
(Cerca de 00:29:55) Gabe assiste uma partida de beisebol na televisão e o placar é anunciado como empatado em 11×11, um dos times é o Minnesota que tem o apelido de Twins (gêmeos).
Na cena inicial em que o comercial “Hands Across America” foi exibido, podemos ver o VHS de “C.H.U.D. – A Cidade das Sombras” (1984) e “Os Goonies” (1985) na prateleira à esquerda da TV. “C.H.U.D” é sobre criaturas subterrâneas e “Goonies” se passa principalmente em túneis subterrâneos.
A lanchonete onde a família vai comer é a “Copperpots”, uma referência a Chester Copperpot, o lendário caçador de tesouros de “Os Goonies” (1985).
O primeiro trabalho das gêmeos Cali Sheldon e Noelle Sheldon foi revezar o papel da bebê Emma na temporada final da série “Friends”.
“I Got 5 On It”, da dupla de hip-hop Luniz, é a música apresentada no trailer do filme e remixada em várias cenas. A música foi lançada em maio de 1995. Foi certificada como single de platina (um milhão de unidades vendidas) em outubro de 1995. O título significa dividir um pacote de $10 dólares (de maconha) entre duas pessoas.
Há uma personagem chamada Nancy cuja sua cópia se chama Syd. Esta é uma referência ao músico Sid Vicious da banda Sexy Pistol e sua namorada Nancy Spungen. Sid foi acusado pelo assassinato de Nancy em 1978.
Os coelhos, o salão de espelhos e os macacões vermelhos são referências a “Alice no país das maravilhas”. O salão de espelhos, em particular, a “Alice através do espelho”, enquanto os trajes vermelhos podem representar a Rainha Vermelha, vilã da história.
Vários aspectos da aparência e do plano dos “Tethered” (Amarrados) estão relacionados às últimas lembranças de Adelaide de sua vida na superfície. Todos os Tethered usam uma única luva, que era um acessório de Michael Jackson; O pai de Adelaide dá para ela uma camiseta de Thriller de Michael Jackson. Da mesma forma, “Hands Across America” fica na memória de Adelaide como um dos últimos eventos da cultura pop de que ela se lembrava antes de ser presa no lugar de sua cópia.
A camiseta de Thriller de Michael Jackson dada para Adelaide por seu pai na abertura do filme prenuncia o final; o filme e o videoclipe terminam com uma dúvida em relação à identidade do protagonista, pontuada com um sorriso ameaçadoramente sugestivo.
O corte inicial do filme não incluía a assustadora versão instrumental remixada de “I Got 5 On It”. Esta versão sombria foi mixada originalmente apenas para o trailer. No entanto, o público respondeu muito positivamente, que encorajou Jordan Peele a inseri-la na cena final do filme entre Adelaide e Red.
Embora nem todos os Tethereds sejam nomeados no filme, nos créditos finais todos recebem um nome designado em vermelho.
As tesouras usadas pelos Tethereds representa o objetivo de contar a ligação entre seus iguais da superfície.
Quando Jason se perde na praia, muitas das cenas referem-se diretamente às usadas em “Tubarão” (1975), durante tomadas semelhantes na praia. Jason está até vestindo uma camiseta de ‘Tubarão’, sublinhando ainda mais a reverência de Jordan Peele ao filme clássico.
Quando Addie e Zora estão conversando em seu quarto no início do filme, um dos livros na mesa final de Zora é intitulado “They Came From Below” (Eles Vieram de Baixo), que prenuncia a chegada dos Tethereds dos túneis subterrâneos.
Ao abordar o tema da dualidade, o título “Us” (nós) pode ser interpretado de duas maneiras. Em primeiro lugar, “nós” (Us) como pronome pessoal. Em segundo lugar, “Us” como uma abreviação para Estados Unidos (United States) . Durante um diálogo, ambas as interpretações são levadas em consideração quando Jason diz “Somos nós” e, mais tarde, Red diz “Somos americanos”.
“Hands Across America” foi um evento que aconteceu 1986 que visava aumentar a conscientização sobre a fome, formando uma corrente humana de uma ponta a outra dos EUA. O evento representava uma crítica à caridade (especialmente a caridade patrocinada por celebridades) funcionando perfeitamente como uma resposta à desigualdade estrutural alegorizada em “Nós” através dos Tethereds. “Hands Across America” rendeu relativamente pouco aos pobres devido a enormes despesas gerais e um grande número de compromissos não pagos. O comercial apresenta uma versão de “Les Fleurs”, que acaba sendo a música dos créditos finais do filme.
Quando a família Wilson consegue fugir no final com a ambulância, o número no teto é “1111”, o mesmo do vínculo da Bíblia (Jeremias 11:11) mostrado várias vezes durante o filme.
O funcionário do parque que administra o brinquedo Whac-a-Mole aparece vestindo uma camiseta do álbum “My War” da banda Black Flag. A capa do álbum apresenta um fantoche de mão vestindo vermelho e segurando uma faca. Além disso, a logo da Black Flag é composta por 4 retângulos pretos verticais, que também podem ser vistos como: IIII (Outra maneira inteligente de formar o 11:11).