Cola na gente

curiosidades

Manuscrito Voynich – O Livro Mais Raro e Misterioso do Mundo

O Manuscrito Voynich é o livro mais misterioso do mundo com conteúdo incompreensível e que é conhecido como “o livro que ninguém consegue ler”, composto por um alfabeto indecifrável e ilustrado com imagens intrigantes. De acordo com pesquisas realizadas em suas folhas e componentes químicos, pode ter sido escrito por volta de 1420 dC.

Porém ninguém consegue decifrá-lo, intrigando pesquisadores e especialistas em criptografia de todo o mundo por décadas. Possui mais de 200 páginas com desenhos e textos escritos em um idioma ou código enigmático. O manuscrito apresenta muitas figuras, entre elas gravuras de plantas desconhecidos e símbolos nunca vistos. Algumas das teorias sugerem que o livro tenha pertencido a algum alquimista ou uma farmacopeia medieval.


O livro também já foi atribuído a estudiosos famosos como Leonardo da Vinci. No entato, a existência de desenhos astronômicos estranhos levam muitos a acreditar que o Manuscrito Voynich possa ser de origem alienígena.

Sua denominação se deve a Wilfrid Michael Voynich, um americano de ascendência polonesa, mercador de livros, que adquiriu o livro no colégio Jesuíta de Villa Mondragone, em Frascati, em 1912, através de padre jesuíta Giuseppe (Joseph) Strickland (1864-1915). Os Jesuítas precisavam de fundos para restaurar a vila e venderam a Voynich 30 volumes da sua biblioteca, que era formada por volumes do Colégio Romano que tinham sido transportados ao colégio de Mondragone junto com a biblioteca geral dos Jesuítas, para evitar sua expropriação pelo novo Reino de Itália. Entre esses livros estava o misterioso manuscrito.

Com o livro, Voynich encontrou uma carta de Johannes Marcus Marci (1595-1667), reitor da Universidade de Praga e médico real de Rodolfo II da Germânia, com a qual enviava o livro a Roma, ao amigo polígrafo Athanasius Kircher para que o decifrasse.

Na carta, que ostenta no cabeçalho Praga, 19 de agosto de 1665 (ou 1666), Marci declarava ter herdado o manuscrito medieval de um amigo seu (conforme revelaram pesquisas, era um muito conhecido alquimista de nome Georg Baresch), e que seu dono anterior, o Imperador Rodolfo II do Sacro Império Romano, o adquirira por 600 Ducados, cifra muito elevada, acreditando que se tratasse de algo escrito por Roger Bacon.

Voynich afirmou que o livro continha pequenas anotações em Grego antigo e datou o mesmo do século XIII.

Advertisement
Clique para comentar

curiosidades

Série de Terror Secreta da Netflix com Lendas Urbanas

goedam series netflix

Trombamos sem querer com essa Série de Terror na Netflix e ficamos surpresos por não ver a galera comentando sobre ela. Baseada em Lendas Urbanas asiáticas, estreou na plataforma de streaming em agosto de 2020 e com apenas 8 episódios de 7 a 15 minutos conseguiu nos conquistar muito!

Dê o play e conheça essa série secreta na Netflix. Comente o que você achou e recomende outros temas para debatermos aqui!

Continue Lendo

Cinema

Estou Pensando em Acabar com Tudo – Crítica e Teorias Sobre o Filme da Netflix

Junto com Dai Bugatti conversamos sobre a adaptação do livro de Iain Reid. Rolou algumas teorias e explicações sobre o filme e também explicamos o que “Estou Pensando Em Acabar com Tudo” pode significar. Charlie Kaufman pirou nossas mentes com tantas informações. E você vai ficar chocado!!! O vídeo abaixo é uma crítica sem/com spoilers:

Uma jovem cheia de dúvidas sobre seu relacionamento viaja com seu namorado (Jessie Buckley) para a fazenda de seus sogros (Toni Collette e David Thewlis). Distante de tudo os dias começam a se tornar um tanto confusos e ela se vê questionando tudo o que sabe sobre Jake, ela e o mundo.

“Estou Pensando em Acabar com Tudo” estreia no dia 4 de setembro na Netflix. Clique aqui para colocar o filme na sua lista.

Continue Lendo

Trilha do Medo no Facebook

As Melhores Trilhas Sonoras de filmes de Terror

Ouça nossa playlist de filmes de terror / séries no Spotify com um montão de trilhas sonoras:

Hype do momento