Cola na gente
Manuscrito Voynich - O Livro Mais Raro e Misterioso do Mundo Manuscrito Voynich - O Livro Mais Raro e Misterioso do Mundo

curiosidades

Manuscrito Voynich – O Livro Mais Raro e Misterioso do Mundo

O Manuscrito Voynich é o livro mais misterioso do mundo com conteúdo incompreensível e que é conhecido como “o livro que ninguém consegue ler”, composto por um alfabeto indecifrável e ilustrado com imagens intrigantes. De acordo com pesquisas realizadas em suas folhas e componentes químicos, pode ter sido escrito por volta de 1420 dC.

Porém ninguém consegue decifrá-lo, intrigando pesquisadores e especialistas em criptografia de todo o mundo por décadas. Possui mais de 200 páginas com desenhos e textos escritos em um idioma ou código enigmático. O manuscrito apresenta muitas figuras, entre elas gravuras de plantas desconhecidos e símbolos nunca vistos. Algumas das teorias sugerem que o livro tenha pertencido a algum alquimista ou uma farmacopeia medieval.


O livro também já foi atribuído a estudiosos famosos como Leonardo da Vinci. No entato, a existência de desenhos astronômicos estranhos levam muitos a acreditar que o Manuscrito Voynich possa ser de origem alienígena.

Sua denominação se deve a Wilfrid Michael Voynich, um americano de ascendência polonesa, mercador de livros, que adquiriu o livro no colégio Jesuíta de Villa Mondragone, em Frascati, em 1912, através de padre jesuíta Giuseppe (Joseph) Strickland (1864-1915). Os Jesuítas precisavam de fundos para restaurar a vila e venderam a Voynich 30 volumes da sua biblioteca, que era formada por volumes do Colégio Romano que tinham sido transportados ao colégio de Mondragone junto com a biblioteca geral dos Jesuítas, para evitar sua expropriação pelo novo Reino de Itália. Entre esses livros estava o misterioso manuscrito.

Com o livro, Voynich encontrou uma carta de Johannes Marcus Marci (1595-1667), reitor da Universidade de Praga e médico real de Rodolfo II da Germânia, com a qual enviava o livro a Roma, ao amigo polígrafo Athanasius Kircher para que o decifrasse.

Na carta, que ostenta no cabeçalho Praga, 19 de agosto de 1665 (ou 1666), Marci declarava ter herdado o manuscrito medieval de um amigo seu (conforme revelaram pesquisas, era um muito conhecido alquimista de nome Georg Baresch), e que seu dono anterior, o Imperador Rodolfo II do Sacro Império Romano, o adquirira por 600 Ducados, cifra muito elevada, acreditando que se tratasse de algo escrito por Roger Bacon.

Voynich afirmou que o livro continha pequenas anotações em Grego antigo e datou o mesmo do século XIII.

Cinema

“Broadcast Signal Intrusion” mistério de décadas inspira novo filme de terror

"Broadcast Signal Intrusion" mistério de décadas inspira novo filme de terror

Filme de terror “Broadcast Signal Intrusion” é inspirado em interferências reais de transmissão que aconteceram nos anos 80.

Anunciado como “uma viagem inquietante em nossos pesadelos tecnológicos coletivos, enfrentando nossos medos mais profundos e obscuros de ambos homem e máquina” o novo filme de terror “Broadcast Signal Intrusion” do cineasta Jacob Gentry (O Sinal) estreou este mês no festival online SXSW – indisponível no Brasil – com grandes expectativas. Clique aqui para conferir os filmes em exibição global e os exclusivos dos EUA.

“Enquanto registra fitas de programas de TV de décadas atrás, James, um arquivista de vídeo descobre um videotape surreal e perturbador que ele acredita ser o causador de uma misteriosa interferência de sinal de transmissão. Sua descoberta dá uma guinada sinistra quando James rastreia interrupções de transmissão semelhantes que o enviam em uma missão obsessiva. Agora James deve enfrentar duas possibilidades muito reais: que os vídeos podem ser pistas para um crime além de qualquer compreensão; e que quem estava por trás disso pode estar muito ciente de que James está próximo da verdade.”

“Broadcast Signal Intrusion” foi inspirado por interrupções de transmissão reais que ocorreram em Chicago, EUA no final da década de 1980 e permanecem sem explicação até hoje. O roteiro foi escrito por Tim Woodall e Phil Drinkwater. Estrelando Harry Shum Jr. (Podres de Ricos), Chris Sullivan (“This Is Us”) e Kelley Mack (“The Walking Dead”).

Pôster divulgado hoje. Arte oficial de Drusilla Adeline / Sister Hyde.
"Broadcast Signal Intrusion" mistério de décadas inspira novo filme de terror

Continue Lendo

Cinema

“O Estranho Mundo de Jack” Terá Sequência, MAS não para o Cinema

"O Estranho Mundo de Jack" Terá Sequência, MAS não para o Cinema

Quem nunca desejou uma sequência de “O Estranho Mundo de Jack” que atire a primeira pedra. O filme escrito e produzido por Tim Burton com a maravilhosa trilha sonora de Danny Elfman que encanta gerações e gerações com “This is Halloween” até hoje, e agora pode finalmente continuar sua história.

O site Gizmodo disse com exclusividade que um romance para jovens adultos com foco no interesse amoroso de Jack, O Esqueleto e Sally, pode ser lançado. A Disney escolheu a autora Shea Ernshaw para escrever um novo romance para jovens que se passa após os eventos do amado filme de animação de Tim Burton, colocando os holofotes em uma nova aventura para Sally.

“Ainda sem título, o romance mostra Sally e Jack casados ​​e felizes tendo suas vidas momentaneamente viradas de cabeça para baixo quando Sally acidentalmente solta um misterioso vilão na Cidade do Halloween. Com Jack e todo o mundo do feriado em perigo, Sally parte em uma jornada para outros mundos de férias – incluindo um até então inexplorado – como o Rei do Horror, descobrindo segredos sobre como salvar o mundo e lutando com novas descobertas sobre sua vida passada.”

“Um dos temas centrais de “Os Estranho Mundo de Jack” foi a luta de Jack para entender sua identidade”, explicou Eanshow ao Gizmodo. “Ele estava cansado de ser o Rei do Horror e, em seu anseio por algo mais, planejou assumir o controle do Natal. Neste livro, eu realmente queria explorar a identidade de Sally e entender melhor não apenas quem ela é agora que se apaixonou por Jack e assumiu o papel de Rainha do Horror, mas também entender como seu passado afetou seus desejos presentes, dúvidas e sonhos.”

Um livro já é algo incrível, mas vamos criando a expectativa de uma futura adaptação para o cinema, pode ser até direto para o Disney+ que a gente já fica feliz. E vocês, concordam?

Continue Lendo

CineBatalha

Hereditário ou Midsommar – Qual é o Melhor Filme de Terror de Ari Aster?

Dois filmes pesadíssimos do diretor Ari Aster com distribuição da A24 – Hereditário de 2018 e Midsommar de 2019. Queremos saber qual é o seu favorito? Responda as perguntas abaixo:

E no dia 19 de fevereiro (próxima sexta-feira) às 21h tem o retorno do programa mensal CineBatalha com o duelo de Hereditário x Midsommar. Sua participação é importante, descubra quem vencerá essa batalha. Já se inscreva no canal e ative a notificação no vídeo abaixo:

Continue Lendo

Agora voce pode ajudar a trilha do medo

Trilha do Medo no Facebook

As Melhores Trilhas Sonoras de filmes de Terror

Ouça nossa playlist de filmes de terror / séries no Spotify com um montão de trilhas sonoras:

Hype do momento