O documentário Mental Health and Horror (Saúde Mental e Terror) pretende explorar os efeitos causados pelo gênero em pessoas cuja saúde mental foi atingida de forma positiva. Enquanto o terror apavora algumas pessoas, traz conforto para outros.
Mental Health and Horror está sendo descrito como “um documentário de longa-metragem sobre os impactos positivos e liberações catárticas que o terror pode ter sobre aqueles que vivem com doenças mentais”.
Criação e direção de Jonathan Barkan, o documentário “contará com entrevistas de fãs de terror, críticos e historiadores de cinema, cineastas, produtores, escritores e profissionais de saúde mental”.
A produção já está em andamento, no entanto, o projeto será parcialmente financiado pelo Kickstarter a partir de 23 de junho, com estreia mundial planejada para o primeiro trimestre de 2022.
“Quando a ideia desse documentário me veio à mente, ela se recusou a desistir. Há muito tempo luto com doenças mentais e o terror, que sempre amei, sempre esteve presente como meio de apoio ”, afirma Barkan. “Este documentário tem dois objetivos: o primeiro é fazer com que aquela pessoa no meio do nada, que ama o terror mas não tem sistema de apoio nem acesso a recursos de saúde mental, saiba que não está sozinha. O segundo objetivo é lutar ativamente contra estereótipos e estigmas prejudiciais que nossa comunidade enfrenta diariamente. O terror tem sido mal visto no cinema e na sociedade por muito tempo. É hora de mostrarmos como o gênero pode ser poderoso, importante e útil para inúmeras pessoas ao redor do mundo.” disse o diretor Jonathan Barkan em entrevista ao Fangoria.
“Mental Health and Horror: A Documentary, para mim, é extremamente importante. Como alguém que já lidou com abusos, maus-tratos, bullying, perdas e sofrimentos; o horror sempre foi uma fuga e um conforto. Cresci em uma família que amava o terror tanto quanto o drama, a comédia e todos os outros gêneros de cinema. O horror era comum e o horror significava segurança com a família e união. Sempre mantive isso comigo em momentos de estresse, ansiedade e depressão; e mais do que tudo, quero ver Mental Health and Horror: A Documentary ajudar a todos que precisam.” falou o produtor executivo Andrew Hawkins.
Acompanhe o progresso do projeto no site mentalhealthhorrordoc.com.
Na produção executiva estão Andrew Hawkins (Insect, In Search of Darkness) e David Lawson Jr. (Spring, The Endless, Synchronic). E Alice Collins (Fountaine and the Vengeful Nun Who Wouldn’t Die), Zena Dixon (co-host do podcast Bloody-Disgusting), e BJ Colangelo (Labrys, Deathcember) como produtores.