Siga nossas redes

Oi, ta procurando o que?

Trilha Do MedoTrilha Do Medo

40 anos

Semana 40 anos de “O Exorcista” Parte 4

Semana 40 anos de O Exorcista Parte 4Você sabia que por trás de um filme aterrorizante, “O Exorcista” tem diversos acontecimentos sem explicações e mortes reais? Claro que ninguém foi possuído no set(eu acho), mas com certeza alguns casos farão você, que ainda não assistiu ao filme, morrer de curiosidade ou farão você desistir realmente de assistir.

O filme para quem não sabe é baseado no livro “O Exorcista” de William Petter Blatty, causando muita polêmica por conta do conteúdo pesado sobre uma garotinha que era possuída por um demônio. Muitas pessoas não sabem que Blatty se inspirou nas notícias de 1949, os jornais de Georgetown estamparam em suas capas o “terrível exorcismo” de Robbie Manheim, garoto de 14 anos cujo corpo teria sido invadido por um demônio depois de brincar com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com seu tio que já havia morrido. O diretor William Friedkin que recebeu o livro das mãos do próprio autor, chegou em casa com a intenção de ler apenas um capítulo antes de dormir, mas foi “possuído” pelo conteúdo e acabou lendo as 340 páginas em algumas horas. Ele disse “Eu fiquei aterrorizado. Não conseguia me mexer de tanto medo, depois que o terminei. E, ao mesmo tempo, aquele livro exerceu um fascínio em mim. Fiquei obcecado”, comentou em uma entrevista para o canal TNT.

Friedkin pediu para Blatty escrever um roteiro para que ele pudesse filmá-lo. Dois meses depois o autor entregou um roteiro que só foi criticado. “Era horrível. Tinha elementos policiais, textos bobos. Ao mesmo tempo, era algo padrão, que o cinema estava acostumado, cheguei a ele e disse: “Blatty, se você quiser que isso faça sucesso e seja tão bom quanto o livro que escreveu, você precisa, justamente, adaptá-lo, na íntegra, para as telas. Eu quero filmar essa história do começo ao fim”, disse Friedkin.

Depois de seis meses, um novo roteiro, o diretor foi até o estúdio Warner e fascinou a todos com aquela história, mas a empresa não queria Friedkin na direção. Stanley Kubrick era a mira da produtora, porém não aceitou a proposta por estar muito ocupado em outros projetos. Mark Rydell foi a segunda opção, chegou a ser contratado, mas antes da pré-produção desistiu do projeto dizendo que era contra a “violência infantil” mostrada no longa. Warner sem saída ficou com Friedkin, que aceitou o convite com um salário bem mais baixo do que as primeiras propostas.

CURIOSIDADES QUE VÃO FAZER VOCÊ TREMER 

O TRAILER PROIBIDO – Warner Bros. foi obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser considerado “assustador demais” para plateia. No trailer mostra trechos do filme com inserções artísticas animadas do próprio demônio Pazuzu, que possui a garotinha. Assista agora, ou você já esta com medo?

OSCAR POSSUÍDO – o primeiro filme de terror da história indicado ao Oscar, com dez nominações, melhor atriz coadjuvante (Linda Blair), e vencendo melhores efeitos sonoros e melhor roteiro adaptado.

A VOZ DO DEMÔNIO – Mercedes McCambridge foi quem dublou a voz demoníaca de Linda Blair. Para conseguir produzir a voz parecida com a de um “filhote do capeta”, ela fumava cerca de seis maços de cigarro por dia e engolia ovos crus, além de colocar em sua dieta maçãs defumadas.

PERDIDO NAS FALAS – Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin, ficou tão impressionado que esquecia todo momento suas falas por conta das “obscenidades” da garota possuída no set (dubladas pela atriz Mercedes McCambridge).

INCÊNDIO SOBRENATURAL – Um estranho incêndio aconteceu no meio das filmagens e o único set que ficou intacto foi o quarto da garotinha possuída Regan. No entanto, dizem os mais informados, que, na verdade, uma torradeira é que deu curto-circuito e a Warner aumentou a história para conseguir ainda mais mídia em torno do longa.

ESCADA MALDITA – A casa onde filmavam as externas do longa, bem próxima às famosas escadas de Georgetown, demorou mais de 30 anos para ser alugada, dado ao medo dos inquilinos. Hoje, pertence à Warner e é ponto turístico.

SACOS DE VÔMITOS – Nos cinemas dos EUA os espectadores recebiam sacos de vômito, por conta da repercussão sobre o filme.

MORTES E MAIS MORTES – Depois de gravar a cena em que morria arremessado da janela por Regan, o ator Jack MacGowran contraiu uma forte pneumonia e acabou morrendo uma semana depois. Um segurança do estúdio foi morto a tiros enquanto guardava o set no período noturno. Max Von Sydow foi informado que seu irmão havia morrido enquanto gravava uma das cenas “chave” da produção.

HEMATOMAS PARA TODA VIDA – A atriz Ellen Burstyn sofreu uma lesão irreversível na coluna após rodar uma cena em que é atirada para longe e arrastada em frente a um móvel. Na ocasião, o diretor William Friedkin amarrou uma corda na atriz, que foi violentamente puxada contra a parede.

FRIO NA ESPINHA – Para deixar as cenas com uma atmosfera aterrorizante, o diretor William Friedkin optou por construir os cenários dentro de uma enorme câmara refrigeradora. Assim quase todos os atores ficaram com pneumonia.

DIRETOR MALUCO! – Friedkin vivia assustando o elenco fazendo barulhos aterrorizantes no set, além de dar tiros para o ar, só para ouvir gritos “mais realistas”.

ABENÇOANDO O SET AMALDIÇOADO – Depois de algumas mortes, acidentes e eventos inexplicáveis um padre jesuíta foi chamado para abençoar o set.

GEMIDOS BIZARROS – Os gemidos aterrorizantes da garotinha possuída foram gravados em uma fazenda. Eram porcos e vacas sendo levados para o abate.

Essas são algumas das curiosidades que cercam este filme que marcou e marca o mundo do terror até hoje, e ai, deu saudade, ou curiosidade de assistir?

Semana 40 Anos de “O Exorcista” Parte 1

No dia 19 de Junho, o clássico “O Exorcista” completa 40 anos, o filme que estreou nos EUA no ano de 1973 que marcou várias gerações, cresce mais e mais, inspirando os filmes até hoje. Uma pequena garotinha chamada Regan é possuída por um demônio e todo o desespero de uma mãe começa, chamando ajuda de padres para salvar sua pobre filha. E para não passar em branco uma data tão importante como…

Semana 40 Anos de “O Exorcista” Parte 2

É hoje pessoal, 19 de Junho de 2013 o clássico do terror “O Exorcista” completa 40 anos desde sua estreia nos cinemas estadunidenses no ano de 1973. “O Exorcista” aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. William Friedkin dirigiu o roteiro de William Peter Blatty, baseado no livro homônimo de sua autoria que teve inspiração no exorcismo de um garoto de 14…

Semana 40 anos de “O Exorcista” Parte 3

Desde o lançamento de “O Exorcista” muitos mistérios rondam a produção e no decorrer destes 40 anos, diversos documentários e entrevistas foram realizados com a equipe e elenco do filme. Hoje separamos para vocês algumas dessas entrevistas e reportagens, destacando uma curiosa entrevista do Fantástico com a atriz Linda Blair que interpretou Regan, a pobre menina possuída, nela a atriz relata que quando…

“O Exorcista” ganha edição de 40º Aniversário em Blu-ray – Semana 40 anos de “O Exorcista” Última parte

Quando “O Exorcista” foi lançado pela primeira vez em 1973, os espectadores ficaram aterrorizados e literalmente pulavam de medo em suas cadeiras nos cinemas. Agora, a Warner Bros Home Entertainment (WBHE) vai comemorar o 40º aniversário da obra-prima de suspense e horror em um novo lançamento em Blu-ray, com versão do diretor estendida e versão de cinema com novos recursos especiais. O lançament…
Clique para comentar

Eai, o que achou? Deixe um comentário...

Siga a Trilha

 

Podcast

Olha Isso Aqui Também!