Cola na gente

Cinema

16 Curiosidades Sobre o Filme “A Bruxa” e Bruxaria da Época

“A Bruxa” já se tornou um clássico do gênero para muitas pessoas, um filme carregado de tensão e com uma história pesada e envolvente. Em festivais e premiações de cinema pelo mundo teve 67 indicações e venceu 43 prêmios, entre eles foi o ganhador por Melhor Direção na categoria Drama no Festival Sundance de Cinema de 2015. Dirigido e escrito por Robert Eggers, foi filmado em Mattawa Voyageur Country, região de Northern Ontario, Canadá.

 

Curiosidades do Filme “A Bruxa” e a Bruxaria da Época. Conheça toda a mitologia que inspirou o filme:

“A Bruxa” se passa em 1630 e as filmagens duraram apenas 25 dias. De acordo com o diretor de fotografia Jarin Blaschke, o filme foi rodado em sua maior parte com basicamente luz ambiente natural.

A premissa é baseada na primeira histeria de bruxas, ambientada sessenta e dois anos antes dos infames “Julgamentos das bruxas de Salem”, na Massachusetts colonial.

 

Em uma cena, podemos ver o milho com sinais de contaminação por Ergot, um fungo causador do Ergotismo, uma doença que gera alucinações e efeitos severos. Na idade média uma doença chamada Fogo de Santo Antônio apresentava os mesmo sintomas: Sensação de queimação da pele, insetos caminhando sob a pele e perda de mãos e pés. Por volta de 1690, esse fungo pode ter sido a causa da histeria associada com a “bruxaria” que levou aos julgamentos das bruxas de Salem.

Os Aleijados de Pieter Bruegel


 

O Templo Satânico apoiou “A Bruxa” e organizou várias exibições do filme. A porta voz, Jex Blackmore, se pronunciou dizendo: “uma impressionante apresentação da visão satânica que vai informar a discussão contemporânea da experiência religiosa”.

O filme foi inspirado em muitos contos populares, contos de fadas e escrituras de relatos históricos de bruxaria, incluindo jornais, diários e registros judiciais. Inclusive a maior parte dos diálogos foram baseados nessas escrituras da época.

 

A grafia do título “The VVitch” é como a palavra foi escrita no período da história, porque a letra “W” ainda não era de uso comum na época.

 

Uma lebre aparece diversas vezes em cena. Na Nova Inglaterra colonial, as lebres eram consideradas criaturas mágicas por natureza e eram frequentemente associadas à bruxas, roubando ou estragando o leite dos animais de fazendas, ou a própria bruxa, que acreditavam ser capaz de se transformar em lebre para espionar e influenciar pessoas.

 

A atriz que interpreta a bruxa mais velha se chama Bathsheba na vida real. Um ano antes do lançamento de “A Bruxa”, “Invocação do Mal” estreava nos cinemas com o fantasma de uma bruxa satânica também chamada Bathsheba interpretada pelo músico e compositor de trilhas sonoras Joseph Bishara.

 

Na mitologia basca, o bode negro é uma forma comumente conhecida relacionada ao diabo. Além disso, o encontro mágico entre bruxas é chamado ‘Akelarre’ (sabá), que em basco significa “prado do bode”. O termo “Akelarre” foi difundido popularmente com a “queima das bruxas de Zugarramurdi” durante a Inquisição Espanhola em 1610, apenas alguns anos antes de Salem. Nesse julgamento, várias mulheres foram condenadas bruxas e participantes de rituais satânicos (semelhantes ao que aparece no filme) e foram queimadas vivas.

Quadro de Francisco de Goya sobre bruxas e um bode preto (1797-1798).

 

O diretor Robert Eggers disse em uma entrevista que o animal mais comportado do filme era a lebre, e que o corvo e o cavalo também eram fáceis de trabalhar, mas o bode, Black Phillip, teria sido difícil de treinar. Uma das cenas em que Phillip se espreita e briga com o pai não foi escrita no roteiro, apenas aconteceu. Havia mais cenas planejadas envolvendo Black Phillip, mas como ele não era tão bem treinado quanto o planejado, as ideias tiveram que ser abandonadas.

Black Phillip, é interpretado pelo bode chamado Charlie. No quarto dia de gravação Charlie bateu com força um dos chifres nas costelas do ator Ralph Ineson, que teve um de seus tendões feridos. “Ele era horrível! Realmente horrível! Desde o primeiro momento em que nossos olhares se cruzaram, houve uma espécie de ódio à primeira vista. Ele tinha dois estados: calmo, sem fazer nada ou me atacando.” disse o ator em entrevista ao Hollywood Reporter.

Ralph Ineson e o bode Charlie (Black Phillip) ao fundo.

 

A gordura de um bebê não batizado (geralmente do sexo masculino) é um ingrediente da loção voadora da bruxa, juntamente com ervas venenosas e alucinógenas, como beladona, cicuta, erva-moura e acônito (veneno de lobo). Supostamente, uma bruxa esfregaria essa loção voadora em si e em sua vassoura para voar. O bebê Sam foi levado por essa razão.

A Bruxa usando a loção de gordura de bebê

 

Acreditava-se que as bruxas tinham um ‘bico de bruxa’, um mamilo ou mancha especial com a qual amamentavam seus familiares e lhes davam sangue. Isso é referido quando Katherine amamenta o corvo.

Na cena do Covil das Bruxas, o canto é em Enochiano, que é uma linguagem angelical frequentemente usada em rituais mágicos. Foi gravado pela primeira vez pelo ocultista John Dee, do século 16, e seu parceiro Edward Kelley. Nesta cena em particular, as bruxas estão recitando A Décima Primeira Chave Enoquiana usada para anunciar a vinda dos mortos e estabelecer um sustento além da sepultura. Para ligar à terra. Uma ligação funerária.

 

Todas as cenas que envolvem o sobrenatural (por exemplo, o encontro de Caleb com a bruxa, o sonho de Katherine com Caleb) foram gravadas com taxa de quadros mais alta de 27 frames por segundo (em oposição à taxa de quadros usual de 24 fps).

Durante as caçadas às bruxas na América colonial, acreditava-se que uma bruxa não conseguia dizer toda a Oração do Senhor. É por isso que a família fica tão irritada quando Mercy e Jonas não conseguem terminar a oração.

Cinema

Só Filmes de Natal? Confira os Lançamentos de Dezembro na Netflix

O último mês de dois mil e vish Maria e as estreias da Netflix – Será que só teremos Papai Noel e romances clichês com parentes descobrindo o valor de uma família em meio a luzes coloridas e a neve branca? E a resposta é… NÃO! Amém!

A Netflix tem muitas séries, filmes e documentários pesadíssimos chegando no mês que tudo é colorido e bonito. Claro, está cheio de séries e filmes natalinos também, mas no meio do “ho, ho ho” temos a última temporada de “O Mundo Sombrio de Sabrina”, “Sweet Home” com um rapaz enfrentando monstros; Documentários sobre crimes, casos arquivados e muito mais. Confira a lista completa dos lançamentos de dezembro de 2020 da Netflix:

SÉRIES

O Mundo Sombrio de Sabrina – Parte 4 (31/12/2020)
A série reinventa a origem e as aventuras de Sabrina, Aprendiz de Feiticeira, em uma história de amadurecimento que combina horror, ocultismo e, é claro, bruxaria. Ao longo dos oito episódios da Parte 4, o coven precisa enfrentar várias ameaças terríveis, derrotando uma por uma até chegar à batalha final.

Alice in Borderland (10/12/2020)
Um jovem obcecado por videogames se vê em uma estranha versão de Tóquio, na qual ele e outros visitantes devem competir em jogos mortais para sobreviver.


Detention (5/12/2020)
Traições e um encontro paranormal mudam a vida de uma garota que descobre segredos perturbadores sobre sua escola, localizada em uma região remota.

A Desordem que Ficou (11/12/2020)
Após ficar sabendo de uma morte suspeita no novo colégio onde trabalha, uma professora teme ser a próxima vítima.

Sweet Home (18/12/2020)
Monstros selvagens aterrorizam e ameaçam a humanidade, e um adolescente problemático é a única esperança de sobrevivência do bairro.

Bridgerton (25/12/2020)
Selena: A Série (4/12/2020)
Big Mouth: Temporada 4 (4/12/2020)
O Preço da Perfeição (14/12/2020)
Por Trás Daquele Som: Volume 2 (15/12/2020)
Professor Iglesias: Parte 3 (8/12/2020)
DC’s Legends of Tomorrow: Temporada 5 (29/12/2020)
Vikings: Temporada 6 (31/12/2020)
Como Acabar com o Natal: O Casamento (16/12/2020)
Filmes que Marcam Época: Natal (1/12/2020)
Namorado de Natal: Temporada 2 (18/12/2020)

 

FILMES


O Céu da Meia-Noite (23/12/2020)
Esta história pós-apocalíptica acompanha Augustine (George Clooney), um cientista solitário no Ártico que precisa impedir uma equipe de astronautas liderada por Sully (Felicity Jones) de voltar do espaço depois de uma misteriosa catástrofe global. Clooney também dirige esta adaptação do aclamado romance Good Morning, Midnight, de Lily Brooks-Dalton. O elenco traz David Oyelowo, Kyle Chandler, Demián Bichir e Tiffany Boone.


Liga da Justiça (15/12/2020)
Batman (Ben Affleck) forma um grupo de super-heróis com a Mulher-Maravilha (Gal Gadot), Aquaman (Jason Momoa), Flash (Ezra Miller) e Ciborgue (Ray Fisher) para enfrentar inimigos terríveis.

O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro (1/12/2020)
O Homem-Aranha (Andrew Garfield) luta contra Rino (Paul Giamatti) e Electro (Jamie Foxx) e tenta cumprir sua promessa de manter Gwen Stacy (Emma Stone) fora de sua vida perigosa.

No Limite do Amanhã (1/12/2020)
Preso em um loop temporal, Bill Cage (Tom Cruise) revive repetidamente o momento de sua morte. A única saída é sobreviver e derrotar os invasores extraterrestres.

300: A Ascensão do Império (1/12/2020)
Nos acontecimentos que antecedem 300, o deus Xerxes (Rodrigo Santoro) volta para comandar o exército persa e invadir a Grécia.

Quando Ninguém Vê (10/12/2020)
Pamela ganha um antigo teatro de marionetes de presente de aniversário. De repente, um dos bonecos ganha vida e promete revelar segredos misteriosos.

A Primeira Noite de Crime (23/12/2020)
Um traficante tenta sobreviver a uma noite de delinquência no bairro onde mora e acaba despertando sua consciência política.

A Chegada (31/12/2020)
Uma linguista (Amy Adams) procura uma forma de se comunicar com alienígenas que chegaram à Terra e acaba descobrindo uma conexão que pode mudar sua vida e a humanidade.

Os 12 Macacos (31/12/2020)
No ano 2035, um prisioneiro viaja no tempo para descobrir a origem de um vírus mortal que dizimou a população décadas antes. Com Brad Pitt e Bruce Willis

Mad Max: Estrada da Fúria (01/12/2020)
Em um mundo pós-apocalíptico, Max (Tom Hardy) ajuda uma mulher rebelde e um grupo de prisioneiras a escapar de um líder tirano e encontrar um lugar para viver.

Tudo Bem No Natal Que Vem (3/12/2020)
MANK (4/12/2020)
A Festa de Formatura (11/12/2020)
A Voz Suprema do Blues (18/12/2020)
Duas por Uma (16/12/2020)
Polícia e Ladrão (28/12/2020)
Bombay Rose (4/12/2020)
A Incrível História da Ilha das Rosas (9/12/2020)
Canvas (11/12/2020)
Duelo no Asfalto (26/12/2020)
Seu Nome Gravado em Mim (23/12/2020)
Difícil de Matar (1/12/2020)
Arranha-Céu: Coragem Sem Limite (9/12/2020)
Entre Abelhas (31/12/2020)
Vestido pra Casar (31/12/2020)
Tatuagem (7/12/2020)
O Juiz (1/12/2020)
O Segredo: Ouse Sonhar (2/12/2020)
Amor em Little Italy (27/12/2020)
O Diário de Bridget Jones (31/12/2020)
Divã (06/12/2020)
Tim Maia (15/12/2020)
Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo (25/12/2020)
Febre do Rato (25/12/2020)
O Presente de Natal de Angela (1/12/2020)
Natal Sob Fogo Cruzado (4/12/2020)
Divergente (1/12/2020)
A Série Divergente: Convergente – Parte 1 (1/12/2020)
A Série Divergente: Insurgente (1/12/2020)

 

DOCUMENTÁRIOS E ESPECIAIS

O Estripador (16/12/2020)
Investigadores e testemunhas lembram como uma versão moderna de Jack, o Estripador, aterrorizou o norte da Inglaterra no final dos anos 1970.

Segredos de Estado: Temporadas 1 e 2 (1/12/2020)
Esta série explora os segredos das lendas dos Estados Unidos, como as portas indestrutíveis do Fort Knox e os símbolos ritualísticos dos maçons. A segunda temporada gira em torno de organizações como a Ku Klux Klan, a Máfia e os Hells Angels, além de mistérios como o Pé Grande, alienígenas e muito mais.

Casos Arquivados – Clássicos: Temporada 1 (1/12/2020)
Em busca de justiça, um grupo de detetives usa a ciência forense e a psicologia para analisar crimes antigos que nunca foram resolvidos.

Emicida: AmarElo – É Tudo Pra Ontem (8/12/2020)
Anitta: Made in Honório (16/12/2020)
O Melhor do Stand-Up 2020 (31/12/2020)
Cirurgiões Inovadores (9/12/2020)
Vozes que Inspiram (11/12/2020)
A Maldição de Oak Island: Temporada 4 (1/12/2020)

 

CRIANÇAS E FAMÍLIA

Super Monstros: Ajudando o Papai Noel (8/12/2020)
Quando o Papai Noel precisa de ajuda para preparar todos os presentes, os Super Monstros dão uma mãozinha e um pouco de magia monstruosa para entregar tudo a tempo!

O Ônibus Mágico Decola Novamente: O Fuso Confuso (26/12/2020)
A Professora Frizzle e a turma voltam no tempo, hora a hora, para salvar seu querido ônibus na véspera de Ano-Novo mais longa de todos os tempos!

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (31/12/2020)
Um médico especialista em fantasmas é contratado para expulsar espíritos de uma mansão. O problema? Um deles é o fantasminha mais camarada do pedaço.

Capitão Cueca – Feliz Meganatal (4/12/2020)
Ashley Garcia: A de Amor: Natal (9/12/2020)
Velozes & Furiosos – Espiões do Asfalto: Temporada 3: Saara (26/12/2020)
Go! Go! Cory Carson: Temporada 3 (26/12/2020)
O Natal do Zé Coleta (11/12/2020)
Mighty Express: Natal a Todo Vapor (5/12/2020)
Chico Bon Bon – A Maior Festa do Ano (3/12/2020)
Spirit – Cavalgando Livre: Cavalgue com a Gente (8/12/2020)
The Big Show Show: Natal (9/12/2020)
Luccas Neto em: Um Natal Muito Atrapalhado (15/12/2020)
A Estrela de Belém (1/12/2020)
Shaun, o Carneiro: As Lhamas do Fazendeiro (22/12/2020)
Tom e Jerry: o Filme (3/12/2020)
DC Super Hero Girls: Temporada 1 (6/12/2020)
Os Flintstones – o Filme (31/12/2020)

 

ANIME


Transformers: War For Cybertron Trilogy: Capítulo 2: O nascer da Terra (30/12/2020)

Em busca de respostas nas profundezas do espaço, Optimus Prime e os Autobots encontram seus criadores, que acabam sendo adversários piores do que os Decepticons.

 

Não pode reclamar esse ano que só tem filme de Natal na Netflix hein!

Continue Lendo

Cinema

Um Palico aparece em novo vídeo de Monster Hunter | Spot Palico

Monster Hunter teve um comercial divulgado hoje mostrando um Palico, personagem gato guerreiro. O filme foi dirigido por Paul W.S. Anderson (Resident Evil) e estrelado por Milla Jovovich.

O que é um Palico em Monster Hunter?
Nos jogos de “Monster Hunter” os Palicos são os companheiros de combate felinos de confiança dos caçadores em campo, são especialistas em uma variedade de habilidades de suporte ofensivo, defensivo e restaurador. O Palico do caçador se junta à Frota com orgulho, um membro genuíno como qualquer outro caçador.

“Existe um mundo pro trás do nosso, um lugar cheio de perigos e poderosos monstros que comandam seus domínios com ferocidade mortal. Quando uma tempestade de areia inesperada transporta a Tenente Artemis (Milla Jovovich) e sua unidade (TI Harris, Meagan Good, Diego Boneta) para esse outro mundo, os soldados ficam chocados ao descobrir que esse ambiente hostil e desconhecido é lar de enormes e horrendos monstros imunes ao seu poder de fogo. Em sua desesperada batalha pela sobrevivência, a unidade encontra o misterioso Hunter (Tony Jaa), cujas habilidades únicas o permitem ficar um passo à frente das poderosas criaturas. Enquanto Artemis e Hunter lentamente constroem sua confiança, ela descobre que ele é parte de um time liderado pelo Almirante (Ron Perlman). Encarando um perigo tão grande que poderia ameaçar destruir seu mundo, os bravos guerreiros combinam suas habilidades únicas para se unir pelo combate definitivo.”

monster-hunter-palico

Continue Lendo

Trilha do Medo no Facebook

As Melhores Trilhas Sonoras de filmes de Terror

Ouça nossa playlist de filmes de terror / séries no Spotify com um montão de trilhas sonoras:

Hype do momento