Cola na gente

Cinema

16 Curiosidades Sobre o Filme “A Bruxa” e Bruxaria da Época

“A Bruxa” já se tornou um clássico do gênero para muitas pessoas, um filme carregado de tensão e com uma história pesada e envolvente. Em festivais e premiações de cinema pelo mundo teve 67 indicações e venceu 43 prêmios, entre eles foi o ganhador por Melhor Direção na categoria Drama no Festival Sundance de Cinema de 2015. Dirigido e escrito por Robert Eggers, foi filmado em Mattawa Voyageur Country, região de Northern Ontario, Canadá.

 

Curiosidades do Filme “A Bruxa” e a Bruxaria da Época. Conheça toda a mitologia que inspirou o filme:

“A Bruxa” se passa em 1630 e as filmagens duraram apenas 25 dias. De acordo com o diretor de fotografia Jarin Blaschke, o filme foi rodado em sua maior parte com basicamente luz ambiente natural.

A premissa é baseada na primeira histeria de bruxas, ambientada sessenta e dois anos antes dos infames “Julgamentos das bruxas de Salem”, na Massachusetts colonial.

 

Em uma cena, podemos ver o milho com sinais de contaminação por Ergot, um fungo causador do Ergotismo, uma doença que gera alucinações e efeitos severos. Na idade média uma doença chamada Fogo de Santo Antônio apresentava os mesmo sintomas: Sensação de queimação da pele, insetos caminhando sob a pele e perda de mãos e pés. Por volta de 1690, esse fungo pode ter sido a causa da histeria associada com a “bruxaria” que levou aos julgamentos das bruxas de Salem.

Os Aleijados de Pieter Bruegel


 

O Templo Satânico apoiou “A Bruxa” e organizou várias exibições do filme. A porta voz, Jex Blackmore, se pronunciou dizendo: “uma impressionante apresentação da visão satânica que vai informar a discussão contemporânea da experiência religiosa”.

O filme foi inspirado em muitos contos populares, contos de fadas e escrituras de relatos históricos de bruxaria, incluindo jornais, diários e registros judiciais. Inclusive a maior parte dos diálogos foram baseados nessas escrituras da época.

 

A grafia do título “The VVitch” é como a palavra foi escrita no período da história, porque a letra “W” ainda não era de uso comum na época.

 

Uma lebre aparece diversas vezes em cena. Na Nova Inglaterra colonial, as lebres eram consideradas criaturas mágicas por natureza e eram frequentemente associadas à bruxas, roubando ou estragando o leite dos animais de fazendas, ou a própria bruxa, que acreditavam ser capaz de se transformar em lebre para espionar e influenciar pessoas.

 

A atriz que interpreta a bruxa mais velha se chama Bathsheba na vida real. Um ano antes do lançamento de “A Bruxa”, “Invocação do Mal” estreava nos cinemas com o fantasma de uma bruxa satânica também chamada Bathsheba interpretada pelo músico e compositor de trilhas sonoras Joseph Bishara.

 

Na mitologia basca, o bode negro é uma forma comumente conhecida relacionada ao diabo. Além disso, o encontro mágico entre bruxas é chamado ‘Akelarre’ (sabá), que em basco significa “prado do bode”. O termo “Akelarre” foi difundido popularmente com a “queima das bruxas de Zugarramurdi” durante a Inquisição Espanhola em 1610, apenas alguns anos antes de Salem. Nesse julgamento, várias mulheres foram condenadas bruxas e participantes de rituais satânicos (semelhantes ao que aparece no filme) e foram queimadas vivas.

Quadro de Francisco de Goya sobre bruxas e um bode preto (1797-1798).

 

O diretor Robert Eggers disse em uma entrevista que o animal mais comportado do filme era a lebre, e que o corvo e o cavalo também eram fáceis de trabalhar, mas o bode, Black Phillip, teria sido difícil de treinar. Uma das cenas em que Phillip se espreita e briga com o pai não foi escrita no roteiro, apenas aconteceu. Havia mais cenas planejadas envolvendo Black Phillip, mas como ele não era tão bem treinado quanto o planejado, as ideias tiveram que ser abandonadas.

Black Phillip, é interpretado pelo bode chamado Charlie. No quarto dia de gravação Charlie bateu com força um dos chifres nas costelas do ator Ralph Ineson, que teve um de seus tendões feridos. “Ele era horrível! Realmente horrível! Desde o primeiro momento em que nossos olhares se cruzaram, houve uma espécie de ódio à primeira vista. Ele tinha dois estados: calmo, sem fazer nada ou me atacando.” disse o ator em entrevista ao Hollywood Reporter.

Ralph Ineson e o bode Charlie (Black Phillip) ao fundo.

 

A gordura de um bebê não batizado (geralmente do sexo masculino) é um ingrediente da loção voadora da bruxa, juntamente com ervas venenosas e alucinógenas, como beladona, cicuta, erva-moura e acônito (veneno de lobo). Supostamente, uma bruxa esfregaria essa loção voadora em si e em sua vassoura para voar. O bebê Sam foi levado por essa razão.

A Bruxa usando a loção de gordura de bebê

 

Acreditava-se que as bruxas tinham um ‘bico de bruxa’, um mamilo ou mancha especial com a qual amamentavam seus familiares e lhes davam sangue. Isso é referido quando Katherine amamenta o corvo.

Na cena do Covil das Bruxas, o canto é em Enochiano, que é uma linguagem angelical frequentemente usada em rituais mágicos. Foi gravado pela primeira vez pelo ocultista John Dee, do século 16, e seu parceiro Edward Kelley. Nesta cena em particular, as bruxas estão recitando A Décima Primeira Chave Enoquiana usada para anunciar a vinda dos mortos e estabelecer um sustento além da sepultura. Para ligar à terra. Uma ligação funerária.

 

Todas as cenas que envolvem o sobrenatural (por exemplo, o encontro de Caleb com a bruxa, o sonho de Katherine com Caleb) foram gravadas com taxa de quadros mais alta de 27 frames por segundo (em oposição à taxa de quadros usual de 24 fps).

Durante as caçadas às bruxas na América colonial, acreditava-se que uma bruxa não conseguia dizer toda a Oração do Senhor. É por isso que a família fica tão irritada quando Mercy e Jonas não conseguem terminar a oração.

Cinema

Próximo Filme de Ari Aster Pode ser o Mais Longo da sua Carreira

Ari Aster descreveu o seu próximo projeto como uma “comédia de ansiedade” e “uma comédia absurda e maligna”.

Em uma entrevista com o Daily Nexus, Aster brincou novamente que ele está trabalhando em uma “um pesadelo de comédia” e que acabou de concluir um novo rascunho desse roteiro. Fornecendo algumas informações novas, Aster observou que o filme será ainda mais longo que o corte estendido de Midsommar que tem 171 minutos.

“Tudo o que sei é que vai demorar quatro horas”, afirmou Aster.

A entrevista foi gravada em áudio então não se sabe se Ari Aster está brincando ou falando sério, mas tudo indica que seu próximo filme será bem longo. ‘Hereditário’ tem 2 horas e 7 minutos, ‘Midsommar’ com 2 horas e 28 minutos e o corte estendido de ‘Midsommar’ com 2 horas e 51 minutos.

Não duvidamos nada de termos um terceiro filme com mais de 3 horas. O que vocês acham?

Continue Lendo

Cinema

15 Curiosidades do Filme de Terror “It: A Coisa”

O número 27 é muito associado a história. No livro, é mencionado que “It” retorna a Derry a cada 27 anos. O filme foi lançado 27 anos após a minissérie de 1990. Jonathan Brandis, que interpretou o jovem Bill no filme original, morreu aos 27 anos. Este filme foi lançado um mês após Bill Skarsgård (Pennywise) completar 27 anos. Jaeden Martell (Bill), Jeremy Ray Taylor (Ben) e Nicholas Hamilton (Henry) são 27 anos mais jovens que os atores que interpretaram os mesmos personagens na minissérie. A data de estreia foi 8/9/2017 = 27. O segundo estreou em 06/09/2019 = 27.


Pennywise tem apenas quatro minutos de diálogo em todo o filme.

Algumas falas foram improvisadas pelos atores. Grande parte das brincadeiras de Richie / Eddie foi improvisada.


As próteses dentárias que Bill Skarsgård usava quando Pennywise estava pronto para atacar, fazia o ator babar excessivamente. O diretor Andy Muschietti gostou disso, pois a baba complementa à natureza voraz de Pennywise.

O sucesso inesperado do filme causou um interesse em projetos futuros relacionados a Stephen King, após um longo período de projetos fracassados.


Sophia Lillis disse que precisou ficar em cima de uma caixa em algumas cenas, pois, com apenas um metro e meio de altura, ela era a mais baixinha do elenco e precisava aparentar mais maturidade.

Na cena de Ben na biblioteca, uma das fotos do livro de história de Derry é de fato uma foto da Guerra Civil de soldados mortos em Gettysburg. Os ovos de Páscoa em volta dos cadáveres foram adicionados digitalmente.


“IT” arrecadou US $ 123 milhões no fim de semana de estreia na América do Norte, facilmente um recorde para um filme de terror e mais que o dobro do recordista anterior Atividade Paranormal 3 (2011), e também a segunda maior abertura com classificação para maiores de todos os tempos, atrás apenas de Deadpool (2016). Os analistas de bilheteria também estimam que teria ganho 5 a 6% a mais se o furacão Irma não tivesse fechado um número significativo de cinemas na Flórida.


Bill Skarsgård queria ter certeza de que seu desempenho como Pennywise era convincente para o público. Ele afirma que: “Para que este filme seja tão eficaz quanto o livro e a minissérie, tenho que assustar toda uma geração. Minha opinião é que Pennywise funciona de maneira muito simples. Nada de mais passa pela cabeça dele – ele é animalesco e instintivo”.


A parede externa do açougue tem um grande mural comemorando os tiroteios e assassinato da gangue Bradley em 1929. Isso é tirado diretamente do livro e é mencionado por Mike em sua lembrança da violência que aconteceu em Derry. No livro, as pessoas da cidade de Derry emboscam uma gangue de ladrões de bancos que pretendia comprar munição em sua cidade e os massacram em um fogo cruzado.


Bill Skarsgård realmente consegue deixar os olhos virados um para cada lado e sorrir de uma maneira muito estranha, que intrigou o diretor e agora ficou marcado como o sorriso icônico de Pennywise.

“It: A Coisa” é a adaptação de Stephen King para os cinemas com a maior bilheteria até hoje.

Na cena em que Ben está na biblioteca, ele olha pela janela e vê os garotos de bicicleta, podemos ouvir Bill gritar “Hiyo, Silver, AWAY”, que é uma referência direta ao livro.


Jackson Robert Scott (Georgie) foi o mais novo do elenco e afirmou que não estava com tanto medo de Pennywise quanto imaginava. Ele disse que realmente se divertia fazendo suas cenas, e que Bill Skarsgård estava sempre fazendo brincadeiras.


Quando Richie Tozier (Finn Wolfhard) está na “sala dos palhaços”, há um manequim vestido como a versão de Pennywise da minissérie de 1990, interpretado por Tim Curry, sentada no chão (lado esquerdo da tela).

Continue Lendo

Amazon Prime Video

American Horror Story, Dexter e mais Novidades no Prime Video

Hoje trouxemos a lista com as estreias no Prime Video no Brasil para o mês de junho. A Prime Video vem ganhando a atenção dos brasileiros e é sempre bom saber o que teremos de novidade, não é mesmo?!

A equipe de divulgação do Prime Video nos enviou um comunicado sobre as produções que não estão com a opção dublada:
“Diante da atual situação de pandemia e focados na saúde e segurança daqueles que trabalham com dublagem, algumas opções de áudio não estarão disponíveis.”

SÉRIES

11/06
The Terror (Temporada 2)

Baseada em fatos reais, a segunda temporada de The Terror ocorre durante a Segunda Guerra Mundial e segue um nipo-americano que investiga ataques sobrenaturais na comunidade de japoneses americanos do acampamento Terminal Island, com sede em Los Angeles. Possivelmente, os ataques foram cometidos por um fantasma do folclore japonês conhecido como “bakemono”.

15/06
American Horror Story (Temporadas 1-8)

Série de terror e suspense em que cada temporada conta uma nova história centrada em um tema, com diferentes personagens e locais, como uma casa mal-assombrada, um manicômio, um clã de bruxas, um circo de aberrações, um hotel assombrado, uma fazenda possuída, um culto, o apocalipse e um acampamento de verão de terror.

19/06
Little Fires Everywhere (Temporada 1) – Dublado em português

Baseado no best-seller de 2017 de Celeste Ng, Little Fires Everywhere segue os destinos entrelaçados da perfeita família Richardson e uma enigmática mãe e filha que mudam suas vidas. A história explora o peso dos segredos, a natureza da arte e da identidade, a atração feroz da maternidade – e o perigo de acreditar que seguir as regras pode evitar um desastre.

30/06
Dexter (Temporadas 1-8)

Dexter Morgan (Michael C. Hall) é adotado ainda criança por Harry Morgan (James Remar) e Doris (Kathrin Middleton). Após detectar sua tendência homicida, o pai de Dexter decide ensinar a ele um “código”, no intuito de canalizar a raiva do filho para situações mais propícias à violência. Nesta nova lógica, Dexter deve matar apenas assassinos de pessoas inocentes com a condição de provar que cada um deles é realmente culpado. Especialista forense em amostras de sangue da polícia de Miami, Dexter tem acesso à cenas de crimes, pegando pistas e verificando o DNA para confirmar a culpa de um alvo antes que ele os mate.

01/06
Lego Aventuras na Cidade (Temporada 1)
Lego Friends: Girls On A Mission (Temporada 1)
Lego Jurassic World: The Secret Exhibit (Temporada 1)
Lego Ninjago (Temporadas 8 e 9)

05/06
El Presidente (Temporada 1)

26/06
Cómo Sobrevivir Soltero (Temporada 1)

 

FILMES

05/06
Entre Facas e Segredos

Após comemorar seus 85 anos, Harlan Thrombey (Christopher Plummer) – um famoso escritor de histórias policiais – é encontrado morto dentro de sua residência. Contratado para investigar o caso, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.

23/06
A Primeira Noite de Crime

Quando um novo partido político assume o poder, o New Founding Fathers of America, o governo anuncia um experimento social inusitado: 12 horas sem lei no distrito de Staten Island, onde as pessoas são incentivadas a perderem toda e qualquer inibição. A participação não é obrigatória, mas 5 mil dólares é dado para quem fica na cidade como estímulo.

01/06
Vingadores: Era de Ultron
Traffic: Ninguém Sai Limpo

Curta-metragem

Lego Marvel: Guardians Of The Galaxy
Lego Marvel: Black Panther

09/06
Arranha-Céu: Coragem Sem Limite

15/06
Nosso Lar
Se Eu Fosse Você
Se Eu Fosse Você 2

19/06
7500

21/06
Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo

Agora clique aqui e vai no nosso instagram contar qual você está aguardando!

Continue Lendo
Advertisement

Hype do momento