Siga nossas redes

Oi, ta procurando o que?

Trilha Do MedoTrilha Do Medo

10 mais

10 Filmes de Terror perturbadores baseados em fatos reais

Horror Em Amityville – The Amityville Horror (1979 / 2005)


O filme de terror The Amityville Horror de 1979 dirigido por Stuart Rosenberg, e o remake de 2005, foram baseados em fatos reais contados um livro de não ficção que descreve o que George, Kathy Lutz e seus filhos vivenciaram durante quatro semanas em uma casa na qual alegaram a existência de entidades malignas que os assombrava. A história dos Lutz, que compraram uma casa onde um homem chamado Ronald DeFeo Jr. atirou em sua família até a morte um ano antes, narra uma série de acontecimentos sobrenaturais experimentados por eles. O filme ganhou credibilidade ao longo dos anos graças a pessoas que passaram por circunstâncias semelhantes reacendendo a história de Amityville.

Viagem Maldita – The Hills Have Eyes (1977 / 2006)


The Hills Have Eyes de 1977, intitulado no Brasil como “Quadrilha de Sádicos” do mestre do terror Wes Craven e também seu remake de 2006 dirigido por Alexandre Aja, segue uma família que a caminho à Califórnia, tem a infelicidade de quebrar o carro em uma área isolado onde mais tarde descobrem ser habitada por selvagens violentos. O filme foi inspirado na lenda de Alexander “Sawney” Bean, um escocês que supostamente liderou um clã de 40 pessoas, sendo eles ligados por laços familiares causados por atos incestuosos. De acordo com a lenda o clã viveu em cavernas durante 25 anos e matou e comeu mais de 1.000 pessoas até serem capturados e condenados à morte. Como não existem fatos que comprovem a veracidade da lenda, não há como provar que a história realmente aconteceu.

Tubarão – Jaws (1975)


Do diretor Steven Spielberg, “Tubarão” foi um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos e possivelmente a melhor aventura de terror, devido à sua credibilidade.  Sua história nos conta sobre um grande tubarão branco de 25 metros de comprimento que aterroriza uma comunidade de pescadores da fictícia Amity Island, atacando nadadores e velejadores. Na história real uma série de ataques de tubarões que assolou a costa de Nova Jersey, em 1916 teria inspirado Peter Benchley para escrever o roteiro deste clássico. Durante um período de 12 dias em julho daquele ano, cinco pessoas foram atacadas e quatro delas morreram. Um grande tubarão branco de sete metros de comprimento, foi morto em 14 de julho, e em seu estômago foram encontrados restos humanos.

O Exorcista – The Exorcist (1973)


Dirigido por William Friedkin, “O Exorcista” narra a tentativa de dois padres de exorcizar um demônio que possui uma menina de 12 anos de idade. Este que se tornou um dos filmes mais aterrorizantes de todos os tempos foi em grande parte inspirado por uma história real sendo baseado no livro “O Exorcista” que por sua vez foi inspirado por um artigo sobre um exorcismo realizado em um menino de 13 anos em Mount Rainier, Maryland, em 1949. Detalhes da história foram imitidos ao longo dos anos, a fim de proteger a família, mas o exorcismo foi realizado em St. Louis. As evidências apontam que o comportamento do menino não foi tão violento e escandaloso ou sobrenatural como retratado no filme e nenhum sacerdote morreu no processo.

Psicose – Psycho (1960)


Neste clássico de Alfred Hitchcock, um proprietário de hotel perturbado psicologicamente e com dupla personalidade, é descoberto como um assassino em série. Este que é um dos mais aclamados filmes de terror de todos os tempos tem suas raízes na realidade. Inspirado por Ed Gein, Norman Bates era um homem de Wisconsin que foi preso em 1957 por ter cometido dois homicídios e desenterrar os cadáveres de inúmeras outras mulheres que o lembravam de sua mãe morta. Ele foi diagnosticado insano e passou o resto de sua vida em uma instituição mental devido à sua dupla personalidade desagradável e esta história tornou-se o gêneses do psicopata. Outros filmes similares: Ed Gein (2000) | In the Light of the Moon (título original)

Retrato de um Assassino – Henry: Portrait of a Serial Killer (1986)


O filme é dirigido por John McNaughton e possui uma narrativa técnica incrível. Henry interpretado por Michael Rooker é um serial killer que matou centenas de pessoas, às vezes auxiliado por um amigo chamado Otis. É considerado o melhor filme sobre serial killer já feito. A matança do filme é mais baseada em confissões do assassino do que na realidade. Henry Lee Lucas confessou ter cometido 600 assassinatos, em parte porque as confissões levaram a polícia a lhe oferecer melhores condições na prisão. Ele tinha um cúmplice chamado Otis Toole e um relacionamento romântico com uma jovem parente de Otis.

A Maldição dos Mortos-Vivos – The Serpent and the Rainbow (1988)


Também do diretor Wes Craven, The Serpent and the Rainbow conta a história de um ritual vodu haitiano que induz paralisia e deixa os pacientes parecendo mortos, este filme foi o primeiro grande sucesso sobre vodu. O antropólogo americano Dennis Alan é contratado por uma grande industria farmacêutica para fazer investigar as substancias utilizadas no ritual que causam a misteriosa paralisia. Na verdade o filme é uma adaptação exagerada de um livro de 1985 escrito pelo cientista canadense Wade Davi. Ele compartilha suas experiências com zumbificação no Haiti. Este filme foi uma combinação de rituais de vodu incalculáveis e ainda há um grande debate sobre a veracidade de suas alegações.

Os Estranhos – The Strangers (2008)


Com direção de Bryan Bertino. Depois de voltar de uma festa de casamento, um casal fica em uma casa isolada, mas alguém bate na porta a altas horas da noite. O que se segue é uma invasão violenta por três desconhecidos com seus rostos escondidos atrás de máscaras. O casal encontra-se em uma luta violenta pela sobrevivência. O diretor Bryan Bertino afirmou que o filme foi inspirado por uma série de arrombamentos que ocorreram em seu bairro quando ele era criança, bem como de alguns incidentes que ocorreram durante os assassinatos causados por Charles Manson.

Evocando Espíritos – The Haunting in Connecticut (2009)


Dirigido por Peter Cornwell, o filme acompanha a família Campbell que ao se mudar para Connecticut para ficar perto do hospital especializado que pode cuidar de seu filho doente, eles logo se tornam alvo de um antigo necrotério assombrado por uma força maléfica. O horror retratado neste filme foi elogiado pela crítica. O filme é baseado nas histórias vividas por Al e Carmen Snedeker que viviam em uma antiga funerária, supostamente assombrado em Southington, Connecticut.

Brinquedo Assassino – Child’s Play (1988)


Dirigido por Tom Holland, este é o primeiro filme a apresentar Chucky o “Brinquedo Assassino”, nele uma mãe solteira dá a seu filho um boneco para o seu aniversário, mais tarde eles descobrem que o boneco é possuído com a alma de um serial killer, que tenta colocar sua alma no corpo do menino, a fim de tornar-se humano. Don Mancini, roteirista do filme teve a ideia a partir de uma vingança vodu da vida real que uma enfermeira jamaicana causou ao pintor e autor Robert Eugene Otto. O escritor, aparentemente, falava com um boneco, quando era criança. A família de Otto encontrava coisas em lugares diferentes e outras simplesmente desapareciam em seu quarto, e teriam escutado ele gritar durante a noite. Clique aqui para conhecer a história do boneco Robert.

VEJA TAMBÉM
10 Lugares Mais Assombrados e Assustadores do Mundo

Veja Também…
Os 10 filmes mais perturbadores baseados em fatos reais

O Massacre da Serra Elétrica (1974) “The Texas Chainsaw Massacre” de 1974, foi inspirado no serial killer Ed Gein, que matou duas vítimas e passou a usar a pele e os ossos dos mortos para fazer mobília, máscaras de pele e todos os tipos de recordações perturbadoras que você pode imaginar. O uso desses fatos perturbadores na criação de Leatherface e o resto da família de loucos são a extensão…

Os 10 filmes de TERROR mais caros já feitos

Basicamente, o principal fator que determina o sucesso ou o fracasso de um filme é o seu orçamento, por exemplo, um filme com grande orçamento terá nomes famosos tanto no elenco quanto em direção e roteiro, portanto, acrescentando estrelas neste perfil uma constelação bem cara vai se formando. Aqui estão os 10 filmes de terror, incluindo sci-fi e suspense que possuam elementos marcantes de horror,…
Clique para comentar

Eai, o que achou? Deixe um comentário...

Siga a Trilha

 

Podcast

Olha Isso Aqui Também!

Cinema

Duas produções um tanto inesperadas foram anunciadas recentemente, só as ideias já parecem absudas, continue lendo para saber mais sobre os filmes Amityville no...

Cinema

Você está procurando uma dica boa sobre o que assistir na Netflix? Então cola aqui que nós vamos te ajudar com esse dilema. A...

10 dicas

Finalmente chegou o Halloween de 2021, ou como é conhecido no Brasil “Dia Das Bruxas” e hoje como o dia é delas, segue aqui...

10 dicas

Os filmes de vampiro vem e vão em cada época, mas continuam fazendo presenças marcantes no cinema. Transitando entre os vários gêneros, do drama...

10 dicas

O medo do desconhecido, de algo que pode estar lá fora, deu origem a muitos filmes e histórias apavorantes. Ficção ou realidade eles estão...

10 dicas

Filmes de terror com Possessão é um tema que não agrada todo mundo por conta das abordagens religiosas, mas é um assunto que aparece...

Cinema

Já estamos no quarto mês do ano de 2021 e ainda precisamos enfrentar uma pandemia evitando sair de casa, e claro, nada melhor do...

Amityville

Conheça a história real da verdadeira casa de Amityville do ponto de vista da família Lutz, que morou na casa sem saber que era...