Cola na gente

Cinema

Você precisa ler isso antes de assistir um dos filmes de terror mais importantes do ano

Festivais agrícolas. Espíritos da natureza. Ritos de fertilidade. Cultos pagãos. Sacrifício humano. São esses elementos de terror? Ou algo um pouco mais sutil e complexo? Há uma categoria narrativa para histórias que contêm esse tipo de imagem e vibração: o terror folk. E se você não sabe o que é o terror folk, deixe-me guia-lo para dentro da floresta, ou talvez para este campo de milho, e mostrar-lhe… algumas coisas. Considere isso como uma cartilha para o fã do cinema de terror que não está familiarizado com o subgênero do terror folk.

Depois do icônico filme de estreia de Ari Aster, ‘Hereditário’, os fãs de terror estão entusiasmados e empolgados com seu próximo longa, ‘Midsommar’. Situado na Suécia, parece conter alguns dos elementos de culto sacrificial pagãos, mas em um contexto cultural diferente de seu último filme. E, no entanto, ‘Hereditário’ não era sobre um culto pagão, mas sim a existência de um. Essas sutis dicas e fragmentos nos deixaram curiosos e assustados, e possivelmente assombraram nossos sonhos e talvez até nossos pensamentos em vigília (como as histórias de terror deveriam ser, com apenas informações suficientes e imagens convincentes para ficar conosco por um longo tempo em nossas mentes).

E isso é mais ou menos como o terror folk funciona: são as coisas que não são bem vistas, que não são explícitas, que são estranhamente familiares e ainda incognoscíveis, que nos agarram e nos aterrorizam, como se não tivéssemos certeza do que está à espreita, as sombras, mesmo que possamos ouvir sua respiração e cheirar seu suor. O terror folk é sensual e terreno: até seus fantasmas são de alguma forma corpóreos, cheirando levemente a segredos ancestrais.

Não existem regras rígidas e rápidas para qualificar o que é e não é terror folk, mas existem algumas características que parecem ser comuns. Um tema central é a paisagem e seu poder evocativo. Howard Ingham, autor de ‘We Don’t Go Back: A Watcher’s Guide to Folk Horror’, coloca desta forma: “Nos lugares isolados florescem superstições incomuns, e esses são os lugares de onde viemos. Os lugares antigos. Mesmo que os antigos deuses tenham morrido, há algo sobre essas antigas geografias que faz novos deuses florescerem onde o velho reinava. Os antigos terrenos, em pousio, são férteis para esse tipo de coisa. Mas nós não voltamos. Dessa forma, leva à loucura.”

Paisagem é de fato uma presença poderosa neste trio definitivo de filmes de terror folclóricos: ‘O Caçador de Bruxas (1968)’, ‘O Estigma de Satanás (1971)’ e ‘O Homem de Palha (1973)’. Estes três trabalhos clássicos, geralmente referidos como “a trindade profana” do horror popular, têm outros elementos em comum.

– Eles são ingleses (o folclore inglês é a fonte de grande parte da literatura e da cultura do renascimento oculto que chegou aos Estados Unidos nos anos 60 e 70).
– Eles retratam uma crença no animismo ou paganismo, ou seja, uma força divina iminente na natureza.
– Eles colocam idéias de sacrifício humano ou punição como formas de apaziguar espíritos antigos da terra.
– Geralmente há um número de personagens que compartilham um sistema de crenças que outros personagens podem achar supersticioso ou sobrenatural; isso cria um dilema de confiabilidade.
– Eles retratam a paisagem de uma maneira estética (visual, sonora) que parece estranha, assustadora, evocativa, “bizarra” ou desconfortável.
– Eles foram criados na sequência do segundo reavivamento oculto, quando a curiosidade das pessoas sobre mitos e tradições antigas foi despertada.

O terror folk como um subgênero definitivo foi mencionado pela primeira vez, aparentemente por Mark Gatiss em um especial da BBC de 2010 chamado “A História do Horror”. Gatiss observou que a trindade profana mencionada acima “compartilhava uma obsessão comum com a paisagem britânica, folclore e superstições.”

Os anos 70 foram, é claro, um tempo rico para o terror folk: além da profana trindade, havia ‘O Horror de Dunwich (1970)’, ‘Valerie e a Semana das Maravilhas (1970)’, ‘A Longa Caminhada (1971)’, ‘Pelos Caminhos do Inferno (1971)’ e ‘Picnic na Montanha Misteriosa (1975)’. Mais tarde vieram ‘Eyes of Fire (1983)’, e ‘A Companhia dos Lobos (1984)’. O conto rural de vampiros, ‘O Reflexo do Mal (1990)’. O influente com baixo orçamento, ‘A Bruxa de Blair (1999)’ e o estranho e original dinamarquês ‘Wisconsin Death Trip (1999)’. Considere ‘A Vila (2004)’ e ‘O Labirinto do Fauno (2006)’. Howard Ingham menciona alguns filmes anteriores como sendo muito influentes também: ‘A Noite do Demônio (1957)’, de Jacques Tourneur, e lá atrás, ‘Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (1922)’, uma influência sobre os cineastas ‘A Bruxa de Blair’, assim como ‘Holocausto Canibal (1980)’, o primeiro filme “found footage”.

E, depois de 2010, estamos vendo cineastas que parecem estar criando exemplos intencionais de terror folk. Considere o brilhante mockumentário norueguês ‘O Caçador de Troll (2010)’. Considere ‘Kill List (2011)’, ‘Turistas (Sightseers)(2012)’ e ‘A Field in England (2013)’. Considere ‘O Corvo (2016)’, ‘O Ritual (2018)’ e ‘Apóstolo (2018)’. Houve algumas séries de televisão que tem uma vibe de terror folk também, desde 1978 com a minissérie de ‘The Dark Secret de Harvest Home’, ou o excelente ‘Robin of Sherwood’ de 1984, e exemplos mais recentes como ‘Detectorists (2014)’, ‘Dark (2017)’, ou ‘Requiem (2018)’. E vale a pena mencionar que ‘Stranger Things’, a série super popular que estreou em 2016, repleto de muitas referências de filmes de terror da década de 1980, também tem alguns marcadores de terror folk.

Embora os elementos de terror folclórico de ‘Hereditário’ possam ter sido sutis, ‘Midsommar’ parece ser uma espécie de exemplo de terror folk, com todos os chocolates na caixa. Há pessoas que tomam um péssimo caminho pela floresta (A Bruxa de Blair, O Corvo). Há pessoas inocentes sendo atraídas para testemunhar uma cerimônia pagã (O Homem de Palha, Kill List, O Ritual). Há consumo de substâncias tóxicas à base de ervas (‘A Field in England’). Há uma performance de ritual com música. Parece ter um sacrifício humano cerimonial (visto na maioria desses filmes). Aster parece estar sintonizado com uma vibe forte e crescente entre os fãs de terror inteligentes, uma fome pelas ricas nuances do terror folk, e ‘Midsommar’ promete um banquete caloroso.

Por que esse subgênero deve ser tão relevante agora? Talvez, ao olhar para um passado assustador, possamos entender melhor nosso presente aterrorizante; talvez possamos aprender algo sobre nós mesmos que nos levará adiante em tempos incertos. Howard Ingham fala sobre o terror folk pós-milenar: “É mais do que nostalgia em ação no rejuvenescimento de nossos pomares de maçã pagãos; é igualmente a obstrução de uma perda definitiva de algo de importância inefável e intangível”.

A produtora A24 lançará ‘Midsommar’ dia 3 de julho nos EUA.

Fonte – Bloody Disgusting (tradução livre)

Cinema

Estreias de Fevereiro na Netflix – Lista dos Lançamentos de Filmes, Séries, Documentários e Animes

Confira os filmes, séries, animes e documentários que chegam à Netflix em Fevereiro.

FILMES
Madres Paralelas (18/2/2022)
Duas mães solo – Janis (Penélope Cruz) e Ana (Milena Smit) – se conhecem em um quarto de hospital e dão à luz no mesmo dia. A conexão entre elas transforma a vida de ambas. Dirigido por Pedro Almodóvar.

Através da Minha Janela (4/2/2022)
A paixão de Raquel pelo vizinho vira algo mais depois que ele também começa a sentir algo por ela, apesar das objeções da família.

O Massacre da Serra Elétrica- O Retorno de Leatherface

TEXAS CHAINSAW MASSACRE Elsie Fisher as Lila, Sarah Yarkin as Melody, Nell Hudson as Ruth and Jacob Latimore as Dante. Cr. Yana Blajeva / ©2021 Legendary, Courtesy of Netflix

O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface (18/2/2022)
Nesta sequência, um grupo de jovens decide dar vida nova a uma cidade fantasma no Texas, mas acaba se deparando com Leatherface, o famoso maníaco da serra elétrica.

Amor com Fetiche (11/2/2022)
O amor é um sofrimento gostoso para dois colegas de trabalho que vivem uma relação cheia de joguinhos, dor e prazer. Baseado em um webtoon.

Crush à Altura 2 (11/2/2022)
Jodi consegue o sonhado papel de protagonista em um musical da escola, mas as pressões acabam minando sua confiança e atrapalhando seu relacionamento.

Rabbids- A Invasão – Missão para Marte

Rabbids Invasion: Mission to Mars. (L to R) Mini, Cosmo, Disco, and Beardie in Rabbids Invasion: Mission to Mars. Cr. NETFLIX © 2022

Rabbids: A Invasão – Missão para Marte (18/2/2022)
Um inusitado grupo de Rabbids embarca em uma missão para Marte. Agora, eles precisam se unir para salvar a galáxia.

Madea: O Retorno (25/2/2022)
Madea está de volta! E sem paciência para aguentar os dramas familiares que ameaçam estragar a festa de formatura do neto.

EraxErax (17/2/2022)
Neste curta assustador, criaturas monstruosas saltam de um livro mágico e transformam a vida de Nina e sua tia Opal em um caos.

Anne+: O Filme (11/2/2022)
Sob pressão para terminar seu livro e se mudar para Montreal por causa de um relacionamento, uma jovem queer tenta descobrir o que quer da vida em Amsterdã.

Golpes de Vingança (17/2/2022)
Uma missão de vingança vira uma luta para salvar o mundo contra uma ameaça antiga quando o poderoso assassino Kai inicia uma perseguição em Bangkok.

Que horas ela volta? (28/2/2022)
Val (Regina Casé) é a fiel empregada doméstica de uma família rica. Mas a chegada de sua filha gera tensão na casa e faz com que ela comece a questionar esse papel.

Luccas Neto em: O Hotel Mágico 2 (28/2/2022)
Luccas Neto e Gi são convidados por Camila para passar as férias num Hotel Mágico. Mas eles não sabem que o Elfo Mizinho tem um plano maluco para eles!

SÉRIES
De Volta Aos 15 (25/2/2022)
Inspirada no livro homônimo de Bruna Vieira, com viagem no tempo e muita nostalgia, a série conta a história de Anita, que, aos 15 anos (Maisa), sonhava em crescer logo, deixar sua pequena cidade e viajar pelo mundo. Mas, ao completar 30 (Camila Queiroz), percebe que as coisas não são bem como imaginava. Quando volta à terra natal para o casamento da irmã, eventos desastrosos acontecem, e ela se refugia no quarto onde passou a adolescência. Ao ligar seu antigo computador, a protagonista é transportada, como mágica, para o primeiro dia no colegial, em 2006. Agora, ela vai tentar consertar a vida de todos ao seu redor, mas cada mudança no passado impacta o futuro de todos – e nem sempre para melhor.

Ideias à Venda (9/2/2022)
Comandado pela apresentadora e empresária Eliana, o reality show traz, a cada episódio, quatro empreendedores do mesmo setor, que vão apresentar e tentar vender seus produtos à plateia e ao júri do programa, em busca do prêmio de R$200 mil para investimento no negócio. Luana Génot, empresária e escritora, à frente de atividades de apoio a empresas e organizações para a estruturação de ações antirracistas, é jurada fixa do reality e vai contar com um convidado especial por episódio para colocar os participantes à prova. São eles: Camila Coutinho, Luisa Mell, Leo Picon, Mariana Rios, Enzo Celulari e Carole Crema.

Desejo Sombrio: Temporada 2 (2/2/2022)
Alma (Maite Perroni) tenta reconstruir sua vida após os eventos da primeira temporada. Agora divorciada de Leonardo, ela decidiu ficar um ano das aulas da faculdade para frequentar um grupo de apoio onde está tentando se recuperar. O destino de Alma terá uma nova e dramática virada quando ela souber que um casamento está para acontecer e a abala profundamente: Darío está prestes a se casar com Julieta. Encontros explosivos e uma tragédia surpreendente vão desencadear um novo e perturbador jogo de ilusões em que, mais uma vez, nada é o que parece.”

Inventando Anna (11/2/2022)
Empreendedora ou trapaceira? Uma jornalista investiga a forma como Anna Delvey (Julia Garner) convenceu a elite de Nova York de que era uma herdeira alemã. Criada por Shonda Rhimes, a série é baseada em fatos reais.

 

One of Us Is Lying S1. (L to R) Annalisa Cochrane as Addy Prentiss, Chibuikem Uche as Cooper Clay, Cooper van Grootel as Nate Macauley, and Marianly Tejada as Bronwyn Rojas in One of Us Is Lying S1. Cr. Courtesy of Netflix © 2021

Um de Nós Está Mentindo (18/2/2022)
A detenção reúne cinco estudantes extremamente diferentes. Mas um assassinato e muitos segredos vão manter esse grupo unido até que o mistério seja desvendado. Baseado no romance homônimo de Karen M. McManus, a produção conta com Mark McKenna, Marianly Tejada, Cooper van Grootel, Annalisa Cochrane e Chibuikem Uche no elenco.

Doces Magnólias: Temporada 2 (4/2/2022)
Juntas, as amigas Maddie, Helen e Dana Sue lidam com novos relacionamentos, velhas feridas e a política da cidade. Momentos doces, salgados e azedos se misturam em suas vidas.

Space Force: Temporada 2 (18/2/2022)
Sob novo comando, o General Naird (Steve Carell) e sua tripulação disfuncional e cativante têm quatro meses para provar que vale a pena manter a Força Espacial ativa.

Murderville (3/2/2022)
Nesta comédia de improvisação, o excêntrico detetive Terry Seattle (Will Arnett) pede a ajuda de celebridades para investigar uma série de assassinatos. Com participações especiais de Annie Murphy, Conan O’Brien, Ken Jeong, Kumail Nanjiani, Marshawn Lynch e Sharon Stone.

Casamento às Cegas: Japão (a partir de 8/2/2022)
Neste reality romântico, solteiros japoneses loucos para casar namoram e ficam noivos sem nunca terem se visto.

Toy Boy: Temporada 2 (11/2/2022)
Enquanto Hugo (Jesús Mosquera) investiga o bombardeio, ele e os amigos lidam com novos adversários e desafios no trabalho.

Criando Dion: Temporada 2 (1/2/2022)
Nicole (Alisha Wainwright) continua criando Dion (Ja’Siah Young), que tem muito a aprender sobre os superpoderes. Com o filho cada vez mais forte, o perigo pode estar mais perto do que eles imaginam.

Casamento às Cegas: Temporada 2 (11/2/2022)
Chegou a vez de um novo grupo de solteiros e solteiras procurarem o amor… sem se conhecer pessoalmente. Será que eles vão sair apaixonados ou decepcionados?

 

Vikings: Valhalla. (L to R) Frida Gustavsson as Freydis, Sam Corlett as Leif in episode 101 of Vikings: Valhalla. Cr. Bernard Walsh/Netflix © 2021

Vikings: Valhalla (25/2/2022)
Nesta sequência de “Vikings”, 100 anos se passaram e uma nova geração de heróis surge para forjar o próprio destino e fazer história.

O Aprendiz – Edição ONE Championship: Cérebro e Força (1/2/2022)
Participantes de todo o mundo competem por um emprego no império da mídia esportiva ONE Championship. Para vencer, eles precisarão de cérebro e força.

Amor para Recomeçar (3/2/2022)
Depois de uma reviravolta na vida, Ola embarca em uma jornada de autoconhecimento enquanto lida com os desafios de criar duas crianças e pagar as contas.

 

Young Wallander: Killer’s Shadow (L to R) Adam Pålssonas Kurt Wallander, Leanne Best as Frida Rask in Young Wallander: Killer’s Shadow. Cr. Courtesy of Netflix © 2022

O Jovem Wallander: Killer’s Shadow (17/2/2022)
Kurt investiga uma morte misteriosa que parece estar ligada a uma história bombástica, que foi um dos primeiros casos de Rask em Malmö.

Love, Life & Everything in Between (em breve)
Uma homenagem ao Dia de São Valentim em diversas cidades árabes, essa antologia repleta de humor ácido explora o amor sob vários aspectos.

Pega Ladrão! (22/2/2022)
Esta série combina toda a loucura dos desenhos clássicos com a diversão das escolhas interativas. Dos criadores de Black Mirror.

 

DOCUMENTÁRIOS E ESPECIAIS
jeen-yuhs (16/2/2022)
As vidas de uma estrela emergente e de um cineasta se entrelaçam neste documentário intenso e íntimo em três partes sobre a carreira do rapper Kanye West.

O Golpista do Tinder (2/2/2022)
Ele se passava por um magnata do ramo dos diamantes, conquistava mulheres na internet e roubava milhões de dólares delas. Agora, algumas vítimas querem vingança.

Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing (18/2/2022)
Investigadores revelam como a Boeing pode ter sido responsável por dois acidentes catastróficos seguidos ao priorizar o lucro sobre a segurança.

 

CRIANÇAS E FAMÍLIA
Cuphead – A Série (18/2/2022)
Acompanhe as desventuras do impulsivo Xicrinho e seu ingênuo irmão Caneco nesta série de animação baseada no famoso videogame.

Kid Cosmic: Temporada 3 (3/2/2022)
Os Heróis da Cidade se tornam os maiores campeões da Terra e os desejos de super-herói de Kid se realizam. Mas será que tem algo errado nessa aventura incrível?

A Casa Mágica da Gabby: Temporada 4 (1/2/2022)
Novas lições e surpresas com os gatinhos de sempre, incluindo Floyd! Gabby lidera a turminha, enquanto Pandy, Gatuno, Cake, Bebê Caixa e os outros vão logo atrás.

Ridley Jones: A Guardiã do Museu: Temporada 3 (15/2/2022)
Aventuras no espaço sideral, caça ao tesouro e novos amigos. Ridley e a turma se divertem enquanto tentam proteger o museu de acidentes mágicos – e do Sr. Peabody.

Dora e a Cidade Perdida (8/2/2022)
Os pais desta jovem exploradora foram à procura de uma antiga cidade de ouro e desapareceram. Agora, Dora e seus amigos vão tentar salvá-los.

 

ANIME
Child of Kamiari Month (8/2/2022)
Um ano depois de perder a mãe, uma menina descobre que deve atravessar o Japão para a reunião anual de deuses na terra sagrada de Izumo.

 

GAMES
Dungeon Dwarves (Em Breve)
Contemple o ápice dos jogos ociosos! Explore masmorras, aniquile monstros e colete itens para melhorar as habilidades e as armas do seu guerreiro!

 

*As datas de estreia estão sujeitas a alterações.

Continue Lendo

Siga a Trilha

 

Agora voce pode ajudar a trilha do medo

Trilha do Medo no Facebook

Podcast

Hype do momento