Cola na gente

curiosidades

Rituais Macabros | Golem Judaico

Ritual Macabro de hoje é: Golem Judaico | A religião judaísmo surgiu no século X a.C. em Israel e hoje é praticada também na Américas do Sul e do Norte e Europa. Existem mais de 14 milhões de praticantes no mundo.

O que é um golem?
Para os judeus o golem é uma criatura feita de barro que por magia ganha vida e faz o que seu criador mandar. Dizem que ele tem uma força incrível, mas também serve para enviar mensagens sua versão menor. No livro “Sefer Yetzirah (Livro da Criação)” contém as regras para o ritual de criação.

Mais pobres animais: O rabino escolhe o ‘sigil’ (um símbolo que vai representa-lo), pega terra de um cemitério, abaixo do solo, mistura com água e sangue de um cordeiro sacrificado. Então o barro ganha sua forma sozinho. (Será?)

Anjinho ou Demônio: O ‘sigil’ seria um simbolo que retratará a personalidade de seu golem, o desenho pode ser relacionada a um anjo ou um demônio. Depois desenha-se um círculo de giz envolta do boneco e faz-se o acordo de quanto tempo a criatura será fiel.

Validade enganosa: Dizem que o golem duraria no máximo um mês e depois disso ele ficaria descontrolado (imagina uma criatura de barro se descontrolando? Bizarro!), mas quando o período combinado acaba, o criador recita uma oração de expulsão, apaga-se o ‘sigil’ do peito do golem e ele perde seus movimentos. Leva-se o boneco sem vida para uma água corrente e vai retirando pedaços no lago.

 

O primeiro Golem Judaico criado.
Judah Loew ben Bezalel foi o primeiro rabino a criar um golem no século 16, sua criação foi feita para defender Praga na República Tcheca, dizem que seus poderes eram tão fortes que até invisível ele ficava. Se caso for um dia em Praga, encontrará camisetas, bonecos e souvenir.

E você, teria coragem de criar um pokem…quero dizer um golem? Para conhecer mais rituais macabros, acesse aqui!

Advertisement
Clique para comentar

curiosidades

Série de Terror Secreta da Netflix com Lendas Urbanas

goedam series netflix

Trombamos sem querer com essa Série de Terror na Netflix e ficamos surpresos por não ver a galera comentando sobre ela. Baseada em Lendas Urbanas asiáticas, estreou na plataforma de streaming em agosto de 2020 e com apenas 8 episódios de 7 a 15 minutos conseguiu nos conquistar muito!

Dê o play e conheça essa série secreta na Netflix. Comente o que você achou e recomende outros temas para debatermos aqui!

Continue Lendo

Cinema

Estou Pensando em Acabar com Tudo – Crítica e Teorias Sobre o Filme da Netflix

Junto com Dai Bugatti conversamos sobre a adaptação do livro de Iain Reid. Rolou algumas teorias e explicações sobre o filme e também explicamos o que “Estou Pensando Em Acabar com Tudo” pode significar. Charlie Kaufman pirou nossas mentes com tantas informações. E você vai ficar chocado!!! O vídeo abaixo é uma crítica sem/com spoilers:

Uma jovem cheia de dúvidas sobre seu relacionamento viaja com seu namorado (Jessie Buckley) para a fazenda de seus sogros (Toni Collette e David Thewlis). Distante de tudo os dias começam a se tornar um tanto confusos e ela se vê questionando tudo o que sabe sobre Jake, ela e o mundo.

“Estou Pensando em Acabar com Tudo” estreia no dia 4 de setembro na Netflix. Clique aqui para colocar o filme na sua lista.

Continue Lendo

Trilha do Medo no Facebook

As Melhores Trilhas Sonoras de filmes de Terror

Ouça nossa playlist de filmes de terror / séries no Spotify com um montão de trilhas sonoras:

Hype do momento