Siga nossas redes

Oi, ta procurando o que?

Trilha Do MedoTrilha Do Medo

Cinema

#Entrevista: Conheça o terror indie ‘A Floresta das Almas Perdidas’

“No interior de Portugal, em uma remota floresta conhecida pelas recorrentes práticas de suicídio, duas pessoas se encontram. Ricardo é um pai de família que recentemente perdeu a filha e tem dificuldades em lidar com a situação, e Carolina é uma jovem no começo da vida adulta que tem gostos sombrios e peculiares que envolvem a morte. Mas um deles não é quem diz ser.”

‘A Floresta das Almas Perdidas’ já está disponível nas plataformas das principais operadoras de TV por assinatura, entre elas: NOW, Looke, Vivo Play e Microsoft.

Com direção de José Pedro Lopes, o longa narra uma história de terror passada numa floresta onde pessoas se suicidam. Estrelado por Daniela Love e Jorge Mota, o filme ainda traz no elenco Lígia Roque, Mafalda Banquart, Tiago Jácome, Débora Ribeiro e Lília Lopes. Com produção da 2203 Studio e Anexo 82 e distribuição no Brasil pela Fênix Filmes, o filme tem recebido críticas muito positivas e participou de festivais como o Festival de Sydney, o Fantasporto e o Fant Bilbao (Espanha) onde venceu o Prêmio de Melhor Filme.

Nós do Trilha do Medo entrevistamos a atriz Daniela Love e o diretor José Pedro Lopes, confira:

Gravar em um local externo no frio atrapalha ou ajuda na atuação?
Love: Acho que o frio acaba por dificultar, o corpo está menos disponível porque está tentando combate-lo. É mais uma coisa a gerir e nisso sinto que exige um maior grau de concentração (tal como todas as situações que nos fogem da zona de conforto).

O que você pode dizer da diferença da direção de um projeto que seria “luz” que foi o ‘Video Store’ para um outro que é “escuridão” ‘A Floresta das Almas Perdidas’ como Lopes citou?
Love: Foram processos muito parecidos em muitas medidas e muito diferentes noutras. Mas posso dizer que o que as filmagens do ‘Video Store’ tiveram em doçura, as da ‘Floresta das Almas Perdidas’ tiveram em aventura.

Você gosta de filmes de terror? Como foi gravar um?
Love: Gosto. Gosto muito. Pode parecer um bocado estranho mas é algo que me entusiasma bastante. Acho divertido.

Não Daniela Love, não achamos estranho não. Gostar de terror é só para os fortes (risos).

Perguntamos sobre o processo de produção e também sobre o gênero terror para o diretor José Pedro:

Você pensou em gravar o filme em PB desde o início do projeto? E por que?
José: “A Floresta das Almas Perdidas” é um conto de terror dentro de um drama familiar – é uma história passada num mundo triste e sem esperança. Seguimos pessoas que vivem com uma perda profunda. O preto e branco permitia-nos tornar todo o mundo do filme – quer a floresta quer a casa – num espaço de felicidade nula. Quando vemos em preto e branco, as formas, as texturas e a profundidade ganham relevo – sendo um filme muito visual, podemos também assim tirar o maior partido dos locais onde filmamos.

De onde veio a inspiração para a criação de A Floresta das Almas Perdidas?
José: A grande inspiração é a floresta de Aokigahara no Japão, o local mais conhecido no país pela prática do suicídio. Vem gente todos os anos de fora para ir à floresta, e é algo muito ligado à cultura japonesa, que por si mesmo leva o suicídio com um ânimo muito especial. Mas Portugal tem tradição de locais de suicídio também – sendo que a nossa floresta não existe mas é, supostamente, entre Portugal e Espanha, numa zona onde nos tempos da ditadura as pessoas iam para desaparecer.

Ultimamente qualquer assunto delicado como o suicídio, aqui no Brasil está sendo tratado com muitas discussões e também um certo tabu. Você teria algum outro tópico sensível que você gostaria de explorar no cinema?
José: O suicídio nem é o único tema grave de ‘A Floresta das Almas Perdidas’ – o filme aborda também a insensibilização das gerações novas aos problemas do outros, assim como a forma como as novas tecnologias isolam as pessoas e podem até ser usadas de forma predatória. Creio que um tema que precisa de ser abordado no cinema, de forma mordaz, é como transportamos conosco uma caixa que nos liga ao mundo mas que na realidade nos está a isolar, e a frustrar, e a insensibilizar.

Você é um diretor bem jovem, o que você diria para diversas pessoas que estão atrás do sonho de se tornar um cineasta?
José: O cinema é uma arte de equipe, e uma arte demorada. Você não consegue fazer filmes sozinho, nem por impulso. Por tal, precisa de arranjar um projeto que goste e apostar nele, dar o seu tempo, e juntar gente que acredita nele também.

Filmes de terror são difíceis de alcançar um público mundial, exceto produções de horror americana. Porque você acha que é tão difícil um filme de terror não “hollywoodiano” emplacar?
José: Creio que isso se passa em todos os gêneros do cinema – a ditadura de “Hollywood” é muito forte. Corremos o risco de a curto prazo só os cinéfilos verem cinema que não é de Hollywood. Entre os cinemas, o Netflix, e até a pirataria, tudo o que todas as pessoas vê e toda hora é Hollywood.

Então agora vá assistir um filme Português e deixe os filmes americanos e afins de lado por um tempinho.

 

Clique para comentar

Eai, o que achou? Deixe um comentário...

Siga a Trilha

 

Podcast

Olha Isso Aqui Também!

curiosidades

Assista a entrevista ao vivo com o elenco de #OsAnéisdePoder direto da San Diego Comic-Con no dia 22 de Julho, apresentado por Prime Video.

curiosidades

A Netflix liberou um vídeo mostrando os bastidores da nova série fantástica “Sweet Tooth”, e os produtores executivos Robert Downey Jr. e Susan Downey...

Cinema

“Bacurau não é um filme de terror.” Se você pensa assim então pode estar muito enganado! No último dia 24 de agosto a Trilha...

Cinema

‘O Grito’ ganhou vídeo com cenas inéditas. “Quando alguém morre sob uma fúria terrível, deixa para trás esse rancor, esse desejo sem resposta de...

Cinema

Rebecca Ferguson interpreta Rose Cartola, um ser sobrenatural que caça crianças para garantir sua quase imortalidade. Adaptação da sequência ‘Doutor Sono’, de Stephen King,...

curiosidades

Galera do Medo, essa é para quem é fã de ‘The 100’, fomos convidados para entrevistar o ator Thomas McDonell que interpretava Finn na...

curiosidades

Durante a feira de terror Horror Expo tivemos a oportunidade de entrevistar a atriz Naomi Grossman. Grossman participou das temporadas Asylum, Freakshow e Apocalypse...

Cinema

Novas cenas foram divulgadas em um Featurette de ‘IT – Capítulo 2’: “É mais do que um filme de terror…é realmente um filme de...