O primeiro longa-metragem de Ari Aster, ‘Hereditário’, foi um dos filmes de terror mais comentados dos últimos anos. Brutal, impactante e que te deixa traumatizado por alguns dias. E se você não sentiu nem um pouco de incomodo, meus parabéns.
E agora temos o segundo longa de Aster, ‘Midsommar – O Mal Não Espera a Noite’. Em uma entrevista com Bloody-Disgusting, Aster explicou que as conexões entre ambos não eram inteiramente intencionais, mas que os filmes estão, de certa forma, conectados.
“Eles estão espiritualmente conectados inadvertidamente”, disse Aster.
“Fiquei ciente de como eles estão conectados enquanto eu fazia o Midsommar, mas não era de design. Eu percebi “Ah, eu estou fazendo um filme sobre família e fazendo filmes que apresentam cultos que são muito importantes para a história.”
Aster explica – “Então, para mim, é minha maneira de fazer um filme de gênero satisfatório que funcione como um filme de gênero e, ao mesmo tempo, espera fazer algo que possa ter algum peso alegórico sem perder isso até o final.”
A seguir Aster respondeu uma pergunta que pode conter SPOILER de ‘Midsommar’.
Perguntaram qual era o problema dele com cabeças, porque pelo que parece, em ‘Midsommar’ teremos novamente um certo impacto aí. Ele respondeu – “Eu não sei”.
Mas, de acordo com Aster, só porque ele repete esse ato em filmes de terror não significa que o traumatismo craniano o assusta pessoalmente.
“Não, se há alguma coisa, há algo de particularmente satisfatório em tirar a cabeça de uma pessoa ou entrar em colapso. Eu não sei. É como se houvesse algo visceral nisso, eu acho, é quando imaginamos um final violento… ”explicou Aster.
“Se eu pensar em outros filmes que eu escrevi que eu ainda não fiz, há mais traumas nas cabeças por vir”, Aster riu.
E, dado o quão temática e narrativamente conectados ‘Hereditário’ e ‘Midsommar’, isso significa que Aster vai produzir uma trilogia?
“Estou lutando com dois filmes agora que quero fazer”, revelou Aster. “Eu não sei qual eu vou fazer a seguir, e ambos se encaixam em uma trilogia se eu decidisse anunciar isso assim.”
‘Midsommar – O Mal Não Espera a Noite’ estreia no Brasil dia 19 de setembro nos cinemas.