Você é daquelas pessoas que canta uma música em inglês sem nem saber o que ela quer dizer? Então se liga na história de uma música da banda ‘Foster the People’…
“Pumped Up Kicks” já esteve entre o top 5 da Billboard Hot 100, deu o que falar na época de seu lançamento em setembro de 2010 e depois do massacre de Suzano, no estado de São Paulo, em 13 de março deste ano a música voltou a ser comentada.
A letra da música descreve um tiroteio em uma escola e “Pumped Up Kicks”, do álbum Torches, parte da perspectiva do atirador detalhando seus supostos motivos e plano de ataque. O preocupante refrão diz:
“All the other kids with the pumped up kicks / You better run, better run, faster than my bullet”
(“Todas as crianças com seus tênis modernos / É melhor correrem, correrem mais rápido que a minha bala”).
A faixa chegou a ser banida de alguns locais devido ao seu conteúdo. A música, no entanto, foi amplamente elogiada pelos críticos e recebeu uma indicação ao Grammy Award de Melhor Performance Pop em Grupo.
Banida das rádios norte-americanas:
Após o tiroteio na escola primária de Sandy Hook, em dezembro de 2012, “Pumped Up Kicks” foi banida da programação de algumas rádios norte-americanas. Em entrevista à revista Rolling Stone, o empresário Steve Jones, vice-presidente de programação da Newcap Radio, um conglomerado canadense com 82 estações de rádios, afirmou que a decisão é baseada no momento sensível que se estabelece logo após ataques em massa. Na época do tiroteio na escola em Sandy Hook, “Pumped Up Kicks”, do Foster The People, “Janie’s Got a Gun”, do Aerosmith, “Come Out and Play”, do Offspring, “Die Young”, da Ke$ha, e outras músicas com conteúdo violento ou relacionado a armas foram temporariamente retiradas da grade. “É uma linha tênue entre reagir apropriadamente e exagerar grosseiramente”, disse Jones.
Saiba mais sobre esse caso acessando aqui.
E se você ainda não sabe a editora Darkside Books vai lançar o livro ‘Columbine‘ sobre um massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School. Saiba mais aqui.