Cola na gente

livro

Medicina Macabra reúne casos arrepiantes, bizarros e curiosos da história da medicina

Ainda que superstições e tradições folclóricas tenham influenciado a Medicina por um bom tempo, o passado também revela a existência de médicos capazes de encontrar soluções e aplicar tratamentos bem sofisticados. A Medicina mudou dramaticamente, passou por uma transformação que fez de sua arte uma ciência.

Enquanto pesquisava para escrever seu primeiro livro, o escritor Thomas Morris fez uma descoberta um tanto quanto… curiosa: entre dissertações cheias de linguagem técnica e textos desafiadoramente longos, pérolas divertidas e grotescas sobre casos bizarros estavam escondidas. Muitos destes relatos eram bons demais para serem esquecidos na literatura médica, e ele decidiu fazer uma seleção irresistivelmente peculiar.

Da Holanda do século XVII até a Rússia czarista, da zona rural do Canadá até um baleeiro no Pacífico, Medicina Macabra é uma reunião de casos insólitos da história da Medicina que ocorreram em um período de trezentos anos. Alguns desses relatos são angustiantes ou comoventes, outros são macabros, mas todos oferecem algo mais além do que uma boa anedota. Por mais constrangedoras que sejam as enfermidades, por mais estranhos que sejam os tratamentos, todos esses casos expressam algo sobre as crenças e a sabedoria de uma época.

Uma família inteira sofrendo de dores e que decidiu amputar as pernas para acabar com o sofrimento. Uma paciente com ataques histéricos que recitava Goethe e Shakespeare. Qual foi a última vez que um de seus dentes explodiu? E quando você comeu uma alface fresca e dois dias depois lesmas saíram pela sua boca? Medicina Macabra traz relatórios de casos verídicos, escritos por médicos que relataram aquilo que viram e fizeram, obtidos a partir de livros, panfletos, cartas e bilhetes.

Remédios irremediáveis, curas extraordinárias, cirurgias que tinham tudo para dar errado, casos insólitos e lamentáveis embaraços: está tudo aqui. Medicina Macabra é feito sob medida para os darksiders de estômago forte, narrado com aquela injeção de humor que não poderia faltar. Você está pronto para dissecar essas excentricidades do passado? Você é uma pessoa macabra?

livro

“Gótico Mexicano” – Livro Premiado Chega ao Brasil Pela Darkside Books

Finalista em um dos principais prêmios da literatura, Bram Stoker Awards de 2020 e eleito o melhor livro de terror no Goodreads Choice Awards também no ano passado, a Darkside Books vai lançar no Brasil “Gótico Mexicano”.

Um mal inominável. Uma mansão imersa nas trevas. E uma mulher capaz de enfrentar seus mais profundos pesadelos. Quando Noemí Taboada recebe uma carta de sua prima Catalina, não imagina os horrores que enfrentará na cidadezinha de El Triunfo.

Ambientada na década de 1950, a obra de Silvia Moreno-Garcia combina elementos góticos com o colorido vibrante de uma protagonista que desafia estereótipos.

Silvia Moreno-Garcia nascida no México e atualmente morando no Canadá, tem mestrado em Ciência e Tecnologia pela Universidade da Colúmbia Britânica, compilou diversas antologias e é editora na Innsmouth Free Press. Ela também atua como colunista para o Washington Post e faz críticas literárias para a National Public Radio (npr). Além de Gótico Mexicano, é autora de Gods of Jade and Shadow, Certain Dark Things, Untamed Shore entre vários outros livros. Saiba mais em silviamoreno-garcia.com.

“Gótico Mexicano” vai virar série de TV em breve pela Hulu. E se você quer garantir o livro acesse aqui!

Continue Lendo

 

Agora voce pode ajudar a trilha do medo

Trilha do Medo no Facebook

Podcast

Hype do momento