– Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;
Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e passadas de geração em geração. Como por exemplo, o pobre gato preto que na tradição diz-se que cruzar com um deles é sinal de mau agouro ou azar, e se for em uma sexta-feira 13 então, corra pras colinas. (NÃO MALTRATEM OS GATOS).
A palavra superstição vem do Latim superstitionem, supers (mais alto) e titionem (marca, divisório) entende-se algo além do poder dos simples mortais, superior ou sobrenatural. As superstições, os mitos e crenças, aparecem como forma de explicar coisas que acontecem e que desconhecemos. Superstições são forma de evitar que algo ruim aconteça ou a tentativa de atrair sorte, como carregar um pé de coelho ou pendurar uma ferradura atrás da porta. Quando as coisas não acontecem como queremos, é o azar!Daí nascem as superstições! É uma forma de colocar a culpa dos fracassos em algo além do controle humano, para os nossos erros e desconhecimentos, mas que muitas vezes resultam apenas da nossa própria falta de cuidado e esforço.
Se quebrar um espelho esse tal do azar te persegue por 7 anos! Se varrer o pé de uma pessoa, coitado, nunca vai se casar! E se tomar leite com manga, já era, morreu.
E o número 13, por que é considerado de má sorte?
Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira também é considerada azarenta, por ter sido o dia da semana em que Jesus foi crucificado. Somando o dia da semana de azar, sexta, com o número de azar, 13, tem-se o mais azarado dos dias.
Uma das principais versões sobre a origem da superstição do numero 13 é a de que Jesus Cristo tenha sido crucificado numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, de acordo com o calendário hebraico. No entanto, antes de ser levado à morte, Jesus, havia celebrado a Santa Ceia, que foi composta por 13 pessoas contando com ele próprio.
Outra versão é a de que pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira. Nesse dia, a Ordem dos Templários, uma das mais poderosas da Cristandade na época, foi declarada ilegal e acusada de heresia pelo rei Filipe IV de França. Seus integrantes foram presos e alguns torturados e, mais tarde, executados.
As superstições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Muitos acreditam verdadeiramente que esse dia vai lhes trazer azar, mesmo não havendo explicação científica que prove isso.
6 populares superstições que você deve saber antes de sair de casa:
-
- Abrir guarda-chuva dentro de casa dá azar.
-
- Deixar o chinela virado é sinal de que alguém da família vai morrer.
-
- Passar embaixo de uma escada atrai má sorte.
-
- Colocar a vassoura atrás da porta, faz com que a visita chata vá embora.
-
- Ao acordar deve-se por primeiro o pé direito no chão para evitar o azar.
- Acessar a Trilha Do Medo todo dia pra não ter azar e não ficar desinformado (risos).
E você, tem alguma superstição?
Especial Sexta-Feira 13: A Origem (Parte 2)
Especial Sexta-Feira 13: No Cinema (Parte 1)
Pingback: Especial Sexta-Feira 13: No Cinema (Parte 1) | Trilha Do Medo
Pingback: Especial Sexta-Feira 13: A Origem (Parte 2) | Trilha Do Medo
Pingback: A Origem da Sexta-feira 13 e porque é conhecida como o Dia do Azar | Trilha Do Medo