Cola na gente
a-origem-da-sexta-feira-13 a-origem-da-sexta-feira-13

curiosidades

A Origem da Sexta-feira 13 e porque é conhecida como o Dia do Azar

Muita gente tem medo da famosa Sexta-feira 13, já por outro lado tem muita gente que aproveita pra comemorar, seja com festinha ou com uma maratona de filmes de terror. Até ai tudo bem, mas você sabe qual é a origem da temida Sexta-feira 13 e por que ela ganhou essa fama de “dia do azar”?

A origem da Sexta-feira 13 tem uma história bem longa, que vai de mitologias nórdicas ao cristianismo. Existe uma tradição na cultura ocidental, que associa tanto o número 13 quanto a sexta-feira ao azar. E quando duas coisas, teoricamente, ruins se juntam salve-se quem puder.

Uma das hipóteses de como surgiu a Sexta-feira 13 é a do cristianismo.

A santa ceia aconteceu em uma quinta-feira, Jesus se reuniu com os 12 discípulos, totalizando 13 pessoas. Entre eles, estava Judas Iscariotes “o traidor”. Jesus foi morto no dia seguinte, uma sexta-feira. Mas relatos de outras culturas provam que o 13 sempre foi um número ruim. Como você pode perceber, conjuntos de mesa sempre são compostos por 12 pratos, 12 copos, 12 talheres e, consequentemente, 12 convidados.

 

A Sexta-feira 13 na mitologia

Na mitologia nórdica, Loki, o Deus da discórdia chegou em um banquete realizado por Odin onde haviam 12 deuses presentes, no qual ele não teria sido convidado, e gerou uma briga que acabou causando a morte de Balder, o favorito dos deuses. A superstição prenuncia que um encontro entre 13 pessoas irrefutavelmente terminará em tragédia.

Outro fato das crenças nórdicas é o de quando as tribos nórdicas e alemães se tornaram cristãs, a deusa da fertilidade, do amor e da união, Frigga – esposa de Odin e mãe de Thor – foi endemonizada e transformada em uma bruxa terrível pelo catolicismo, justificando que Frigga a Bruxa Demônio se reunia com outras 12 bruxas malignas nas sextas-feiras para rogar pragas à humanidade.

Em Portugal, a sexta-feira 13 é comemorada com bruxas, bruxos, feitiços teatro e fogueiras. Alguns fatos da história dizem que o pior incêndio da história da Austrália foi em uma sexta-feira 13 de 1939 matando 71 pessoas e queimando 20 mil quilômetros. Outro fato foi o do avião que levava o time de rugbi do Uruguai e caiu na sexta-feira 13 de 1972, dando origem ao livro Sobreviventes: A tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e logo depois ao filme Alive (Vivos) de 1993.

A origem da sexta-feira 13 na História da humanidade moderna.

De acordo com a História da monarquia francesa, o rei Filipe IV temia uma ameaça ao seu poder pela grande influência que a Igreja Católica exercia no país. Para reverter a situação o rei tentou se filiar à ordem religiosa dos Templários, no entanto foi recusado, enfurecido ele ordenou a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Vários membros da Ordem dos Templários foram detidos e queimados publicamente e no fim, em 1312, o papa Clemente dissolveu a Ordem.

 

Veja também:

Cinema

Reagindo ao Trailer do Filme “Mundo em Caos” (React Live)

No nosso novo quadro “React Live” vamos reagir ao vivo a vídeos, trailers e muito mais, porque se é “react” tem que ser autentico e verdadeiro, não é verdade?

E no primeiro “React Live” começamos com o novo trailer do filme “Mundo em Caos” com Tom Holland, Daisy Ridley, Mads Mikkelsen e Nick Jonas. Saiba mais sobre o filme aqui.

Gostou do novo quadro “React Live”? Dê seu feedback no instagram @trilhadomedo e também no twitter @trilhadomedo.

Continue Lendo

Cinema

“A Morte Te Dá Parabéns 3” Pode Ser Lançado em Plataforma da Universal

O diretor Christopher Landon, afirmou que existe uma “chance real” de que a “A Morte te dá Parabéns” pode se tornar uma trilogia com “A Morte te dá Parabéns 3” produzido diretamente para o novo serviço de streaming da Universal, Peacock.

Em uma entrevista com o site ET, Christopher comentou:

“Acho que todo mundo quer, mas acho que é apenas um desafio logístico agora. E tem havido rumores de que talvez eles tentassem fazer isso para seu novo serviço de streaming, para Peacock, então eu acho que há uma chance real de que isso poderia eventualmente acontecer. E a melhor coisa sobre a ideia é que, e isso é um spoiler, não é ambientado no mesmo dia em que os outros dois filmes foram ambientados, então nos permite levar um pouco o nosso tempo e descobrir mais sobre.”

Ele completou comentando sobre a questão financeira pra produção: “Eu preciso de um caminhão de dinheiro, se você pudesse arrumar isso para mim, eu lhe enviarei meu endereço, você pode simplesmente deixá-lo lá. Eu recebo muito essa pergunta e sei que há uma enorme base de fãs e muitas pessoas que querem ver a conclusão, como eu diria, da trilogia. Eu acho que realmente depende da Universal decidir se eles querem ou não, só o tempo dirá. Estamos prontos para fazer isso. Tipo, eu tenho um esboço, estou pronto para escrever o roteiro, Jessica Rothe, todo o elenco, todos estão a bordo. Todos eles sabem qual é a ideia, eles adoraram, então veremos.”

Estamos na torcida para que a Universal dê o sinal verde para a produção. E vocês, querem um terceiro filme?

Continue Lendo

Trilha do Medo no Facebook

As Melhores Trilhas Sonoras de filmes de Terror

Ouça nossa playlist de filmes de terror / séries no Spotify com um montão de trilhas sonoras:

Hype do momento