Cola na gente
a-origem-da-sexta-feira-13 a-origem-da-sexta-feira-13

curiosidades

A Origem da Sexta-feira 13 e porque é conhecida como o Dia do Azar

Muita gente tem medo da famosa Sexta-feira 13, já por outro lado tem muita gente que aproveita pra comemorar, seja com festinha ou com uma maratona de filmes de terror. Até ai tudo bem, mas você sabe qual é a origem da temida Sexta-feira 13 e por que ela ganhou essa fama de “dia do azar”?

A origem da Sexta-feira 13 tem uma história bem longa, que vai de mitologias nórdicas ao cristianismo. Existe uma tradição na cultura ocidental, que associa tanto o número 13 quanto a sexta-feira ao azar. E quando duas coisas, teoricamente, ruins se juntam salve-se quem puder.

Uma das hipóteses de como surgiu a Sexta-feira 13 é a do cristianismo.

A santa ceia aconteceu em uma quinta-feira, Jesus se reuniu com os 12 discípulos, totalizando 13 pessoas. Entre eles, estava Judas Iscariotes “o traidor”. Jesus foi morto no dia seguinte, uma sexta-feira. Mas relatos de outras culturas provam que o 13 sempre foi um número ruim. Como você pode perceber, conjuntos de mesa sempre são compostos por 12 pratos, 12 copos, 12 talheres e, consequentemente, 12 convidados.

 

A Sexta-feira 13 na mitologia

Na mitologia nórdica, Loki, o Deus da discórdia chegou em um banquete realizado por Odin onde haviam 12 deuses presentes, no qual ele não teria sido convidado, e gerou uma briga que acabou causando a morte de Balder, o favorito dos deuses. A superstição prenuncia que um encontro entre 13 pessoas irrefutavelmente terminará em tragédia.

Outro fato das crenças nórdicas é o de quando as tribos nórdicas e alemães se tornaram cristãs, a deusa da fertilidade, do amor e da união, Frigga – esposa de Odin e mãe de Thor – foi endemonizada e transformada em uma bruxa terrível pelo catolicismo, justificando que Frigga a Bruxa Demônio se reunia com outras 12 bruxas malignas nas sextas-feiras para rogar pragas à humanidade.

Em Portugal, a sexta-feira 13 é comemorada com bruxas, bruxos, feitiços teatro e fogueiras. Alguns fatos da história dizem que o pior incêndio da história da Austrália foi em uma sexta-feira 13 de 1939 matando 71 pessoas e queimando 20 mil quilômetros. Outro fato foi o do avião que levava o time de rugbi do Uruguai e caiu na sexta-feira 13 de 1972, dando origem ao livro Sobreviventes: A tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e logo depois ao filme Alive (Vivos) de 1993.

A origem da sexta-feira 13 na História da humanidade moderna.

De acordo com a História da monarquia francesa, o rei Filipe IV temia uma ameaça ao seu poder pela grande influência que a Igreja Católica exercia no país. Para reverter a situação o rei tentou se filiar à ordem religiosa dos Templários, no entanto foi recusado, enfurecido ele ordenou a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Vários membros da Ordem dos Templários foram detidos e queimados publicamente e no fim, em 1312, o papa Clemente dissolveu a Ordem.

 

Veja também:

curiosidades

Pentágono Confirmou que as Imagens de OVNIs São Reais

Pentágono Confirmou que as Imagens de OVNIs São Reais

Finalmente o Pentágono se pronunciou sobre OVNIs e na última terça-feira dia 13 de abril, eles confirmaram que as imagens divulgadas sobre os objetos voadores não identificados no céu da Califórnia são reais.

Confira o vídeo abaixo:

Na legenda do tweet do documentarista Jeremy Corbell ele diz:

“A Marinha dos Estados Unidos fotografou e filmou OVNIs em forma de “pirâmide” e veículos transmédios avançados “esféricos”; aqui está a filmagem.

De acordo com o especialista em OVNIs e porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, Sue Gough, em entrevista ao site Mystery Wire, o vídeo foi gravado por oficiais do navio USS Russell e que os objetos eram similares a “pirâmides voadoras”.

Em entrevista ao portal Futurism, Gough destaca que não confirma que os objetos são reais, apenas que o registro está entre as pesquisas em andamento. Veja mais no site Gazeta do Povo.

Continue Lendo

Cinema

“Broadcast Signal Intrusion” mistério de décadas inspira novo filme de terror

"Broadcast Signal Intrusion" mistério de décadas inspira novo filme de terror

Filme de terror “Broadcast Signal Intrusion” é inspirado em interferências reais de transmissão que aconteceram nos anos 80.

Anunciado como “uma viagem inquietante em nossos pesadelos tecnológicos coletivos, enfrentando nossos medos mais profundos e obscuros de ambos homem e máquina” o novo filme de terror “Broadcast Signal Intrusion” do cineasta Jacob Gentry (O Sinal) estreou este mês no festival online SXSW – indisponível no Brasil – com grandes expectativas. Clique aqui para conferir os filmes em exibição global e os exclusivos dos EUA.

“Enquanto registra fitas de programas de TV de décadas atrás, James, um arquivista de vídeo descobre um videotape surreal e perturbador que ele acredita ser o causador de uma misteriosa interferência de sinal de transmissão. Sua descoberta dá uma guinada sinistra quando James rastreia interrupções de transmissão semelhantes que o enviam em uma missão obsessiva. Agora James deve enfrentar duas possibilidades muito reais: que os vídeos podem ser pistas para um crime além de qualquer compreensão; e que quem estava por trás disso pode estar muito ciente de que James está próximo da verdade.”

“Broadcast Signal Intrusion” foi inspirado por interrupções de transmissão reais que ocorreram em Chicago, EUA no final da década de 1980 e permanecem sem explicação até hoje. O roteiro foi escrito por Tim Woodall e Phil Drinkwater. Estrelando Harry Shum Jr. (Podres de Ricos), Chris Sullivan (“This Is Us”) e Kelley Mack (“The Walking Dead”).

Pôster divulgado hoje. Arte oficial de Drusilla Adeline / Sister Hyde.
"Broadcast Signal Intrusion" mistério de décadas inspira novo filme de terror

Continue Lendo

Cinema

“O Estranho Mundo de Jack” Terá Sequência, MAS não para o Cinema

"O Estranho Mundo de Jack" Terá Sequência, MAS não para o Cinema

Quem nunca desejou uma sequência de “O Estranho Mundo de Jack” que atire a primeira pedra. O filme escrito e produzido por Tim Burton com a maravilhosa trilha sonora de Danny Elfman que encanta gerações e gerações com “This is Halloween” até hoje, e agora pode finalmente continuar sua história.

O site Gizmodo disse com exclusividade que um romance para jovens adultos com foco no interesse amoroso de Jack, O Esqueleto e Sally, pode ser lançado. A Disney escolheu a autora Shea Ernshaw para escrever um novo romance para jovens que se passa após os eventos do amado filme de animação de Tim Burton, colocando os holofotes em uma nova aventura para Sally.

“Ainda sem título, o romance mostra Sally e Jack casados ​​e felizes tendo suas vidas momentaneamente viradas de cabeça para baixo quando Sally acidentalmente solta um misterioso vilão na Cidade do Halloween. Com Jack e todo o mundo do feriado em perigo, Sally parte em uma jornada para outros mundos de férias – incluindo um até então inexplorado – como o Rei do Horror, descobrindo segredos sobre como salvar o mundo e lutando com novas descobertas sobre sua vida passada.”

“Um dos temas centrais de “Os Estranho Mundo de Jack” foi a luta de Jack para entender sua identidade”, explicou Eanshow ao Gizmodo. “Ele estava cansado de ser o Rei do Horror e, em seu anseio por algo mais, planejou assumir o controle do Natal. Neste livro, eu realmente queria explorar a identidade de Sally e entender melhor não apenas quem ela é agora que se apaixonou por Jack e assumiu o papel de Rainha do Horror, mas também entender como seu passado afetou seus desejos presentes, dúvidas e sonhos.”

Um livro já é algo incrível, mas vamos criando a expectativa de uma futura adaptação para o cinema, pode ser até direto para o Disney+ que a gente já fica feliz. E vocês, concordam?

Continue Lendo

Agora voce pode ajudar a trilha do medo

Trilha do Medo no Facebook

As Melhores Trilhas Sonoras de filmes de Terror

Ouça nossa playlist de filmes de terror / séries no Spotify com um montão de trilhas sonoras:

Hype do momento