Cola na gente

curiosidades

A Origem da Sexta-feira 13 e porque é conhecida como o Dia do Azar

Muita gente tem medo da famosa Sexta-feira 13, já por outro lado tem muita gente que aproveita pra comemorar, seja com festinha ou com uma maratona de filmes de terror. Até ai tudo bem, mas você sabe qual é a origem da temida Sexta-feira 13 e por que ela ganhou essa fama de “dia do azar”?

A origem da Sexta-feira 13 tem uma história bem longa, que vai de mitologias nórdicas ao cristianismo. Existe uma tradição na cultura ocidental, que associa tanto o número 13 quanto a sexta-feira ao azar. E quando duas coisas, teoricamente, ruins se juntam salve-se quem puder.

Uma das hipóteses de como surgiu a Sexta-feira 13 é a do cristianismo.

A santa ceia aconteceu em uma quinta-feira, Jesus se reuniu com os 12 discípulos, totalizando 13 pessoas. Entre eles, estava Judas Iscariotes “o traidor”. Jesus foi morto no dia seguinte, uma sexta-feira. Mas relatos de outras culturas provam que o 13 sempre foi um número ruim. Como você pode perceber, conjuntos de mesa sempre são compostos por 12 pratos, 12 copos, 12 talheres e, consequentemente, 12 convidados.

 

A Sexta-feira 13 na mitologia

Na mitologia nórdica, Loki, o Deus da discórdia chegou em um banquete realizado por Odin onde haviam 12 deuses presentes, no qual ele não teria sido convidado, e gerou uma briga que acabou causando a morte de Balder, o favorito dos deuses. A superstição prenuncia que um encontro entre 13 pessoas irrefutavelmente terminará em tragédia.

Outro fato das crenças nórdicas é o de quando as tribos nórdicas e alemães se tornaram cristãs, a deusa da fertilidade, do amor e da união, Frigga – esposa de Odin e mãe de Thor – foi endemonizada e transformada em uma bruxa terrível pelo catolicismo, justificando que Frigga a Bruxa Demônio se reunia com outras 12 bruxas malignas nas sextas-feiras para rogar pragas à humanidade.

Em Portugal, a sexta-feira 13 é comemorada com bruxas, bruxos, feitiços teatro e fogueiras. Alguns fatos da história dizem que o pior incêndio da história da Austrália foi em uma sexta-feira 13 de 1939 matando 71 pessoas e queimando 20 mil quilômetros. Outro fato foi o do avião que levava o time de rugbi do Uruguai e caiu na sexta-feira 13 de 1972, dando origem ao livro Sobreviventes: A tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e logo depois ao filme Alive (Vivos) de 1993.

A origem da sexta-feira 13 na História da humanidade moderna.

De acordo com a História da monarquia francesa, o rei Filipe IV temia uma ameaça ao seu poder pela grande influência que a Igreja Católica exercia no país. Para reverter a situação o rei tentou se filiar à ordem religiosa dos Templários, no entanto foi recusado, enfurecido ele ordenou a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Vários membros da Ordem dos Templários foram detidos e queimados publicamente e no fim, em 1312, o papa Clemente dissolveu a Ordem.

 

Veja também:

curiosidades

[Trilha do Medo Podcast] Conspiração: Eles Estão Chegando

No episódio de hoje, Neto e Jr comentam sobre a Teoria da Conspiração que está mais em alta do que nunca. O governo, a mídia e a indústria do entretenimento estão envolvidos. Provas e evidências estão emergindo e revelando tudo o que ficou escondido por tanto tempo. Finalmente os mistérios serão revelados, ou pelo menos alguns…
Quem mais pode estar por trás de tudo isso? Vem conspirar com a gente…

Trechos da reportagem do Fantástico = Obama admite que governo dos EUA tem registros oficiais

Continue Lendo

 

Agora voce pode ajudar a trilha do medo

Trilha do Medo no Facebook

As Melhores Trilhas Sonoras de filmes de Terror

Ouça nossa playlist de filmes de terror / séries no Spotify com um montão de trilhas sonoras:

Hype do momento