Cola na gente

curiosidades

Especial Sexta-Feira 13: Superstições (Parte 3) Final

– Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;

Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e passadas de geração em geração. Como por exemplo, o pobre gato preto que na tradição diz-se que cruzar com um deles é sinal de mau agouro ou azar, e se for em uma sexta-feira 13 então, corra pras colinas.

A palavra superstição vem do Latim superstitionem, supers (mais alto) e titionem (marca, divisório) entende-se algo além do poder dos simples mortais, superior ou sobrenatural. As superstições, os mitos e crenças,  aparecem como forma de explicar coisas que acontecem e que desconhecemos. Superstições são forma de evitar que algo ruim aconteça ou a tentativa de atrair sorte, como carregar um pé de coelho ou pendurar uma ferradura atrás da porta. Quando as coisas não acontecem como queremos, é o azar!Daí nascem as superstições! É uma forma de colocar a culpa dos fracassos em algo além do controle humano, para os nossos erros e desconhecimentos, mas que muitas vezes resultam apenas da nossa própria falta de cuidado e esforço.

Se quebrar um espelho esse tal do azar te persegue por 7 anos! Se varrer o pé de uma pessoa, coitado, nunca vai se casar! E se tomar leite com manga, já era, morreu.

E o numero 13, por que é considerado de má sorte?

Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira também é considerada azarenta, por ter sido o dia da semana em que Jesus foi crucificado. Somando o dia da semana de azar, sexta, com o número de azar, 13, tem-se o mais azarado dos dias.

Uma das principais versões sobre a origem da superstição do numero 13 é a de que Jesus Cristo tenha sido crucificado numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, de acordo com o calendário hebraico. No entanto, antes de ser levado à morte, Jesus, havia celebrado a Santa Ceia, que foi composta por 13 pessoas contando com ele próprio.

Outra versão é a de que pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira. Nesse dia, a Ordem dos Templários, uma das mais poderosas da Cristandade na época, foi declarada ilegal e acusada de heresia pelo rei Filipe IV de França. Seus integrantes foram presos e alguns torturados e, mais tarde, executados.

As superstições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Muitos acreditam verdadeiramente que esse dia vai lhes trazer azar, mesmo não havendo explicação científica que prove isso.

6 populares superstições que você deve saber antes de sair de casa:

  • Abrir guarda-chuva dentro de casa dá azar.
  • Deixar o chinela virado é sinal de que alguém da família vai morrer.
  • Passar embaixo de uma escada atrai má sorte.
  • Colocar a vassoura atrás da porta, faz com que a visita chata vá embora.
  • Ao acordar deve-se por primeiro o pé direito no chão para evitar o azar.
  • Acessar a Trilha Do Medo todo dia pra não ter azar e não ficar desenformado XD.

E você, tem alguma superstição?

Especial Sexta-Feira 13: A Origem (Parte 2)

Muita gente tem medo da tão famosa Sexta-feira 13 e muita gente aproveita pra comemorar, seja com festas ou com um festival de filmes de terror. Mas poucos sabem da origem que deu fama para ser “o dia do azar”. Jesus foi morto em uma sexta-feira e acredita-se que foi numa sexta-feira 13 e na noite anterior Ele jantou com seus 12 discípulos, mas relatos de outras culturas provam que o 13 sempre…

Especial Sexta-Feira 13: No Cinema (Parte 1)

Até que enfim…Primeira Sexta-feira 13 do ano de 20(13), será que algo de estranho ocorrerá neste dia temido por tantas pessoas? Vamos aguardar e se você tiver alguma experiência, conte para nós. Mas quando se fala em Sexta-feira 13, não lembramos só de gato preto, espelho quebrado, e outras superstições, uma figura surge em nossas mentes! Ele. Voorhees, Jason Voorhees! Um dos psicopatas mais…

Advertisement
Clique para comentar

curiosidades

Novo livro de Stephen King será lançado pela Darkside Books

O Rei Stephen está chegando no lado obscuro da literatura no Brasil com uma baita surpresa!

A primeira aparição do “Homem de Preto” aconteceu na Universidade do Maine, em meados dos anos 1960, quando Stephen King imaginou um sujeito sem rosto com botas de caubói, calça e jaqueta jeans, sempre pelas estradas. Mais tarde, esse homem sombrio viria a ser conhecido em todo o mundo como um dos maiores vilões criados pelo escritor, Randall Flagg. Na época, porém, King só pensava em perguntas simples: Para onde esse homem vai? Quais coisas terríveis ele viu? E, sobretudo, o que ele fez…?

Prepare-se para esse mega lançamento da editora Darkside Books ‘The Dark Man: O Homem que Habita a Escuridão’, um poema narrativo do mestre do terror, com um toque quase biográfico e premonitório para os leitores mais atentos. Nesta edição especial e exclusiva da DarkSide® Books, com tradução de Cesar Bravo (autor de Ultra Carnem e VHS), em capa dura e projeto gráfico inédito, aprovado especialmente pelo autor, vamos conhecer um pouco mais sobre o personagem que se tornaria recorrente e fundamental na obra do mestre do terror. Um pouco dele e de todos nós.

Saiba mais acessando Darkblog.

Continue Lendo

curiosidades

#Livro Seres Mágicos & Histórias Sombrias – Darkside Books

Autor Neil Gaiman de ‘Deuses Americanos’, ‘Coraline’, junto com Al Sarrantonio criaram a antologia de contos ‘Seres Mágicos & Histórias Sombrias’.

É com essa certeza inspiradora que Seres Mágicos & Histórias Sombrias começa. Neil Gaiman, autor de Deuses Americanos, Coraline e Sandman, se uniu ao escritor de terror e ficção científica Al Sarrantonio para organizar uma antologia especialmente sombria e mágica para leitores curiosos que gostam de sonhar. Eles sabem que os escritores são os criadores de um portal mágico capaz de sugar cada um de nós para seus universos particulares, e moldam mundos onde as palavras se tornam uma paleta de cores únicas capazes de ganhar vida em nossos corações, sonhos e pesadelos.

Compre o livro aqui!

Continue Lendo

curiosidades

Baixe Grátis o jogo Angry Birds em Realidade Aumentada

Andry Birds não tem nada a ver com terror mas você precisa experimentar o jogo na versão em AR (Realidade Aumentada).

Nós gostamos de trazer bons entretenimentos para a galera do medo, e nada melhor do que um jogo que nos divirta e seja algo super diferente e inovador. Angry Birds AR: Isle of Pigs traz o jogo que provavelmente a maioria conhece mas dentro da nossa realidade. Você pode jogar como se o os porcos estivessem no seu quarto, na sua sala ou na calçada. Experimente agora mesmo e baixe nos links abaixo.


 

Baixe Grátis – Angry Birds AR: Isle of Pigs:

Android
iOS

Depois conte para nós como foi a sua experiência!

Continue Lendo
Advertisement

Assista

Hype do momento