Cola na gente

curiosidades

Especial Sexta-Feira 13: Superstições (Parte 3) Final

– Toda sexta-feira 13 é um dia perigoso e podem ocorrer fatos ruins para as pessoas;

Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica. As superstições são criadas pelo povo e passadas de geração em geração. Como por exemplo, o pobre gato preto que na tradição diz-se que cruzar com um deles é sinal de mau agouro ou azar, e se for em uma sexta-feira 13 então, corra pras colinas. (NÃO MALTRATEM OS GATOS).

A palavra superstição vem do Latim superstitionem, supers (mais alto) e titionem (marca, divisório) entende-se algo além do poder dos simples mortais, superior ou sobrenatural. As superstições, os mitos e crenças,  aparecem como forma de explicar coisas que acontecem e que desconhecemos. Superstições são forma de evitar que algo ruim aconteça ou a tentativa de atrair sorte, como carregar um pé de coelho ou pendurar uma ferradura atrás da porta. Quando as coisas não acontecem como queremos, é o azar!Daí nascem as superstições! É uma forma de colocar a culpa dos fracassos em algo além do controle humano, para os nossos erros e desconhecimentos, mas que muitas vezes resultam apenas da nossa própria falta de cuidado e esforço.

Se quebrar um espelho esse tal do azar te persegue por 7 anos! Se varrer o pé de uma pessoa, coitado, nunca vai se casar! E se tomar leite com manga, já era, morreu.

E o número 13, por que é considerado de má sorte?

Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira também é considerada azarenta, por ter sido o dia da semana em que Jesus foi crucificado. Somando o dia da semana de azar, sexta, com o número de azar, 13, tem-se o mais azarado dos dias.

Uma das principais versões sobre a origem da superstição do numero 13 é a de que Jesus Cristo tenha sido crucificado numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, de acordo com o calendário hebraico. No entanto, antes de ser levado à morte, Jesus, havia celebrado a Santa Ceia, que foi composta por 13 pessoas contando com ele próprio.

Outra versão é a de que pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira. Nesse dia, a Ordem dos Templários, uma das mais poderosas da Cristandade na época, foi declarada ilegal e acusada de heresia pelo rei Filipe IV de França. Seus integrantes foram presos e alguns torturados e, mais tarde, executados.

As superstições podem, muitas vezes, atrapalhar a vida das pessoas. Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta-feira 13. Muitos acreditam verdadeiramente que esse dia vai lhes trazer azar, mesmo não havendo explicação científica que prove isso.

6 populares superstições que você deve saber antes de sair de casa:

    • Abrir guarda-chuva dentro de casa dá azar.

 

    • Deixar o chinela virado é sinal de que alguém da família vai morrer.

 

    • Passar embaixo de uma escada atrai má sorte.

 

    • Colocar a vassoura atrás da porta, faz com que a visita chata vá embora.

 

    • Ao acordar deve-se por primeiro o pé direito no chão para evitar o azar.

 

  • Acessar a Trilha Do Medo todo dia pra não ter azar e não ficar desinformado (risos).

E você, tem alguma superstição?

 

Especial Sexta-Feira 13: A Origem (Parte 2)

Muita gente tem medo da tão famosa Sexta-feira 13 e muita gente aproveita pra comemorar, seja com festas ou com um festival de filmes de terror. Mas poucos sabem da origem que deu fama para ser “o dia do azar”. Jesus foi morto em uma sexta-feira e acredita-se que foi numa sexta-feira 13 e na noite anterior Ele jantou com seus 12 discípulos, mas relatos de outras culturas provam que o 13 sempre…

Especial Sexta-Feira 13: No Cinema (Parte 1)

Até que enfim…Primeira Sexta-feira 13 do ano de 20(13), será que algo de estranho ocorrerá neste dia temido por tantas pessoas? Vamos aguardar e se você tiver alguma experiência, conte para nós. Mas quando se fala em Sexta-feira 13, não lembramos só de gato preto, espelho quebrado, e outras superstições, uma figura surge em nossas mentes! Ele. Voorhees, Jason Voorhees! Um dos psicopatas mais…

Cinema

FANTA lança edição limitada com lata Ghostface especial para a estreia de “PÂNICO”

O aguardadíssimo quinto filme da franquia Pânico estreou hoje (13) e junto com o Ghostface o longa também trouxe uma parceria toda especial para os fãs de terror.

Em 13 de janeiro, “Pânico”, o clássico do terror que teve sua primeira edição lançada em 1997, volta aos cinemas em parceria com Fanta, estampando um dos personagens mais icônicos do cinema nas latas da marca, que lança uma nova edição especial após o sucesso do Halloween em 2021 . No Brasil, esta edição especial estará disponível em três sabores: Laranja, Uva e também Guaraná, o sabor mais recente da marca. Com esta parceria, Fanta convida os consumidores a despertarem o lado divertido do medo e desfrutarem um momento especial, aliando o mais assustador lançamento do ano com lanches deliciosos, divertidos e Fanta.

A parceria com a Paramount acontece em oito países na América Latina – México, Brasil, Argentina, Equador, Peru, Paraguai, Bolívia e Chile – propondo uma experiência imersiva e um tanto assustadora, colocando a Fanta no meio desses momentos especiais dos lanches e pipoca no cinema, enquanto assistimos a um bom filme.

Com a nova campanha, a Fanta traz uma edição especial e limitada das latas “Pânico” que estarão disponíveis em diferentes pontos de venda do país durante o mês de janeiro. No Brasil, em parceria com a Cinemark, lojas de conveniência e combos em food aggregators, acontecerão uma série de atividades ao longo do mês, incluindo ações nas quais você poderá ganhar ingressos para assistir ao filme ou comprar uma Fanta em um combo especial para curtir a sessão de cinema.

Fanta Pânico

“Sabemos o quanto os consumidores, especialmente a geração Z, esperaram para assistir ao novo ‘Pânico’, da Paramount Pictures, na telona. Como fãs do terror, compartilhamos a animação para viver essa nostalgia e emoção que apenas clássicos do terror trazem. O novo ‘Pânico’ é um filme que, assim como Fanta, traz o lado clássico e renomado, mas em um recomeço renovado, fresco, com um novo elenco e nova energia. É por isso que temos esforços conjuntos com a Paramount para produzir ativações e promoções com cinemas e lojas de conveniência, que trarão experiências imersivas para aqueles que querem ter momentos assustadores, porém deliciosos, com o filme e Fanta”, disse Javier Meza, VP de Marketing da Coca-Cola América Latina.

“Esta parceria continua posicionando Fanta como a bebida perfeita para acompanhar seu lanche favorito , enquanto você assiste a um bom filme de terror, como ‘Pânico.’ Isto está diretamente ligado a nossa faceta brincalhona e colorida; queremos encorajar espíritos jovens a ter momentos indulgentes ao longo do dia e fazemos isso buscando acender a alegria interior. Estamos, na verdade, promovendo toda a irreverência e diversão de um Halloween fora de época”, pontua Meza.

A Cinemark tem ativações especiais da Fanta nos complexos de Cinemark Eldorado (SP), Cinemark Botafogo (RJ), Cinemark Salvador Shopping (Salvador), Cinemark Rio Mar (Recife) e Cinemark Muller (Curitiba) que começarão com uma experiência imersiva desde o primeiro contato do público com o lançamento durante a estreia. Dentre as ativações, a marca vai trazer um mural com notícias aterrorizantes como referência ao que acontece no filme, na cidade de Woodsboro e também irá criar um espaço surpresa que vai render ótimas fotos para o público.

Continue Lendo

Siga a Trilha

 

Agora voce pode ajudar a trilha do medo

Trilha do Medo no Facebook

Podcast

Hype do momento